Namu é

Conheça mais sobre o NAMU

Saiba mais sobre

Delícias do outono: conheça os benefícios de sete frutas típicas da estação

O consumo constante de frutas ajuda a manter o sistema imunológico fortalecido e, assim, a prevenir gripes e resfriados

avantrend / Pixabay / CC0 Creative Commons

O outono chegou! E com ele a alegria de quem não é muito fã dos grandes calores do verão. O clima mais ameno e os dias ensolarados fazem da estação o momento perfeito para andar no parque ou simplesmente curtir aquele passeio com a família. Tudo seria ótimo, se não fosse pelo fato do ar estar mais seco e, por essa razão, a proliferação de bactérias aumentar.  Por isso, é essencial proteger-se nesse momento e se alimentar da melhor maneira possível.

A variação climática recorrente da estação afeta a maioria das pessoas que estão com a imunidade baixa. Rinite, sinusite, gripe e resfriado são algumas das doenças mais comuns dessa época. A melhor maneira de prevenção é ter uma vida equilibrada e uma alimentação saudável. Mesmo que fique com vontade das comidas gorduras, o que é comum em temperaturas amenas e frias, prefira alimentos naturais e funcionais, como as frutas, pois suas propriedades nutricionais são ótimas para fortalecer o sistema imunológico.

Quer saber mais? Confira os benefícios de 7 frutas típicas do outono:

Abacate

Seja grande ou pequeno, o abacate é fonte de nutrientes. A fruta é rica em vitaminas A, K, C, B1, B2, B3, B6 e E, além de minerais como magnésio, ferro, potássio, zinco, folato e fósforo. As gorduras saudáveis, as fibras e os poucos carboidratos tornam o abacate um dos alimentos preferidos quando o assunto é alimentação equilibrada.

Além de in natura, é possível consumir o abacate doce ou salgado, como no guacamole. Saiba mais sobre a fruta aqui.

Aprenda uma receita aqui.

Abiu

Já ouviu falar em abiu? A fruta tem origem na Amazônia colombiana e é bastante cultiva em pomares caseiros da região Norte do Brasil. Assim como qualquer outro alimento natural, o abiu é rico em vitaminas, como B2, B12, C, e em minerais, como ferro e fósforo.

Esse super alimento é utilizado para complementar tratamentos de doenças respiratórias, assim como inflamações, dores no ouvido e problemas intestinais. Saiba mais sobre a fruta aqui.

Banana

Onde estão os atletas? Vocês sabiam que a banana é uma das frutas preferidas dos praticantes de atividades físicas? Isso porque é fonte de potássio, substância que ajuda a prevenir câimbras e dores musculares. A fruta também tem grande quantidade de vitaminas, minerais, fibras e açúcares naturais, que proporcionam energia para o organismo. Saiba mais sobre a fruta aqui.

Aprenda uma receita aqui.

Caqui

Há quem goste, há quem odeie, mas uma coisa é certa: o caqui é boa fonte de antioxidantes. De cor avermelhada, a fruta possui licopeno, substância responsável por combater os radicais livres. A vitamina C fortalece o sistema imunológico e ajuda a prevenir sintomas de gripe e resfriado. As fibras presentes na composição melhoram a função intestinal e ajudam a manter a sensação de saciedade no organismo. Saiba mais sobre a fruta aqui.

Goiaba

Nativa do continente americano, a goiaba é fonte de substâncias antioxidantes, como o licopeno, carotenoide que ajuda no combate dos radicais livres. Ao contrário do que muitos pensam, a casca da fruta pode ser consumida e, inclusive, tem três vezes mais proteínas e 40% mais fibras que a polpa. A delícia pode ser ingerida in natura, em bebidas, geleias, bolos e molhos. Saiba mais sobre a fruta aqui.

Aprenda uma receita aqui.

Maçã

Quem não gosta de maçã?  A fruta é rica em vitamina A, vitamina C, vitamina E e vitaminas do complexo B. As propriedades nutricionais desse alimento ajudam a manter o bom funcionamento da visão, produzir colágeno e glóbulos vermelhos e a prevenir o envelhecimento precoce das células e doenças cardiovasculares. Além disso, o consumo de maçã in natura é bom para a higiene bucal, já que a mastigação da fruta aumenta a saliva e estimula as gengivas. Saiba mais sobre a fruta aqui.

Uva

Além de deliciosa, a uva é muito benéfica à saúde. Com bons níveis de vitamina C e B, tem ação antioxidante e fortalece o sistema imunológico. A casca rosada da fruta possui resveratrol, substância que ajuda a controlar o colesterol no sangue e a prevenir doenças cardiovasculares. Saiba mais sobre a fruta aqui.

Aprenda uma receita aqui.

Observação: você pode conferir a sazonalidade de cada fruta na Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo, Ceagesp.


Curtiu saber tudo sobre as delícias do outono? E que tal utilizá-las em receitas incríveis? Na plataforma Namu Cursos você aprende pratos saborosos e muito saudáveis, ótimos para quem deseja ter uma alimentação mais equilibrada. Conheça nossos cursos online de gastronomia aqui.