O que é

Dietas para emagrecimento são elaboradas com o fim específico de garantir perda de peso em tempo rápido. Elas podem ser restritivas em qualidade e/ou quantidade de alimentos. No entanto, uma dieta para o emagrecimento não precisa ser exclusivamente uma restrição alimentar. Ela pode ser, quando feita corretamente e sob a supervisão de um nutricionista, um esforço consciente para viver de maneira mais saudável. No geral, uma dieta balanceada produzirá benefícios para o corpo. As dietas para emagrecimento carregam em si algo de provisório, pois visam exclusivamente regular a alimentação no objetivo de perder peso, melhorar a aparência e a autoestima. Já uma dieta balanceada visa produzir uma alimentação saudável observando, no entanto, certa contenção. Boa parte das dietas para emagrecimento visa principalmente o sucesso comercial, com vendas de livros e manuais. Muitas delas não têm qualquer respaldo científico.

Portanto, é possível afirmar que os livros sobre dietas para emagrecer têm mais vínculo com o sucesso comercial no mercado editorial do que com práticas reais voltadas para a saúde das pessoas. Uma dieta para emagrecimento deve obedecer a uma regra simples: colocar o peso do indivíduo dentro do IMC (índice de massa corporal), o qual é atualmente uma das maneiras mais efetivas para medir sobrepeso e fatores de risco relacionados à obesidade. No entanto, para uma medição mais precisa esse índice pode ser somado a outros métodos de avaliação. De acordo com recomendações da Organização Mundial de Saúde, o IMC é o resultado do peso em quilos do indivíduo dividido pelo quadrado da altura dessa mesma pessoa em metro.

Vivencie

Guia

Bluebox by Tryoop

Bluebox by Tryoop
Guia

Nos Detox

Nos Detox

Para pensar

Adotar uma dieta restritiva por apenas poucos dias pode causar prejuízos à saúde?

Todas as dietas extremistas causam algum prejuízo a curto prazo. O nosso metabolismo tem um mecanismo de defesa contra a redução abrupta e acentuada de calorias — a diminuição da taxa de m...

VEJA MAIS

Possibilidades

veja mais sobre o tema