Histórico

Origens A prática de imposição de mãos para diminuir dores e confortar é um antigo instinto humano. Quando sentimos dores geralmente colocamos a mão na área afetada. Essa força vital (ki em japonês) recebeu diferentes nomes em diversas culturas. Existem registros de cura atrás da imposição de mãos no Tibet, na Grécia, no Egito, na Índia e outros países. Muitos livros da tradição cristã afirmam que Jesus Cristo aplicava a imposição de mãos. Atualmente, no Brasil, isso pode ser visto em diversas igrejas evangélicas onde ainda se aplica tal prática.

Descoberta do Reiki O reiki enquanto técnica de imposição das mãos surgiu em 1922. Ela foi desenvolvida por Mikao Usui, o qual após meditar e jejuar durante 21 dias no Monte Kurama afirmou ter criado uma técnica de cura baseada na imposição das mãos. Durante esse tempo, Usui, que era budista praticante, levou os sutras (escrituras) do Tibet e estudou-os no intuito de obter esclarecimentos sobre como curar. Na madrugada do vigésimo primeiro dia, após ampliar a consciência com suas práticas de meditação, Usui teve uma visão na qual recebeu os símbolos do reiki, o significado dos mesmos e como utilizá-los.

Disseminação no ocidente A disseminação no Ocidente da prática criada por Usui se deu graças aos esforços de Hawato Takata, que foi aluna do senhor Hayashi, um médico aposentado da marinha japonesa e sucessor de Usui no ensino do reiki.

Vivencie

Guia

Ayni Saúde Integrada

Ayni Saúde Integrada
Guia

Instituto Brasileiro de Naturologia

Instituto Brasileiro de Naturologia
Guia

Humaniversidade

Humaniversidade

Para pensar

O reiki é uma religião?

Apesar de ter suas raízes no budismo e no xintoísmo, o reiki não é uma religião. Ele é, na verdade, fruto de uma visão vitalista, a qual, por sua vez, é doutrina filosófica que acredita que seres vi...

VEJA MAIS

Possibilidades

veja mais sobre o tema