Fontes e inspirações

Jesus Cristo – Na Bíblia, existem vários relatos de cura por Jesus Cristo. Ele curou paralíticos, leprosos, cegos entre outros. Tal como o reiki, seu método era o da imposição das mãos. Há passagens do texto bíblico que descrevem essa prática: “Ao pôr do sol, o povo trouxe a Jesus todos os que tinham vários tipos de doenças; e ele os curou, impondo as mãos sobre cada um deles” (Lucas 4;40). Takata, a primeira mulher a se tornar mestre reiki, foi a principal responsável por vincular essa oriental aos escritos cristãos que narram as curas feitas pelo Cristo. Já, Usui, o criador do reiki, era um homem de muitos estudos e certamente conhecia as religiões judaico-cristãs. Porém, inicialmente ele incorporou apenas ideias budistas e xintoístas em sua criação.

Budismo – Usui era um budista praticante. Em razão disso ele se deparou com os relatos das curas realizadas por Buda. No Japão, aprofundou suas pesquisas sobre o assunto e se deparou com muitos monges budistas lhe dizendo que eles estavam mais ocupados com a cura da mente do que com a cura do corpo. Mesmo assim ele pesquisou a fundo as escrituras e encontrou a resposta do que buscava no tantra da Luz Clara e no sutra do Lótus, duas escrituras de budismo tibetano. Faltava ainda o método de utilização na prática, que só lhe foi revelado durante o término de sua meditação no Monte Kurama, uma montanha sagrada do budismo Tendai, escola que, igualmente ao budismo tibetano Vajrayana, tem sua origem no budismo tântrico indiano, que se espalhou para China e Tibet, sendo levado mais tarde ao Japão, onde deu origem as escolas Tendai e Shigon. Sete anos após sua experiência no Monte Kurama, Usui se tornou monge do budismo Shigon.

Vivencie

Guia

Ayni Saúde Integrada

Ayni Saúde Integrada
Guia

Instituto Brasileiro de Naturologia

Instituto Brasileiro de Naturologia
Guia

Humaniversidade

Humaniversidade

Para pensar

Porque é necessário pagar para se receber o reiki?

Tal como qualquer outra terapia, o reiki exige que seu praticante dedique seu tempo a aprender e aplicar suas técnicas. A cobrança visa remunerar o terapeuta para que possa se dedicar em sua tarefa,...

VEJA MAIS

Possibilidades

veja mais sobre o tema