Fundamentos

Ecologia: ramo da Biologia que estuda as relações entre os seres vivos e o meio ambiente onde vivem, bem como a influência que cada um exerce sobre o outro; a ecologia estuda as correlações entre os organismos e o ambiente.

 

Meio Ambiente: conjunto de unidades ecológicas que funcionam como um sistema natural e incluem toda a vegetação, animais, micro-organismos, solo, rochas, atmosfera e fenômenos naturais que podem ocorrer em seus limites. O meio ambiente também compreende recursos e fenômenos físicos como ar, água e clima, assim como energia, radiação, descarga elétrica e magnetismo.

Sustentabilidade: a sustentabilidade ambiental e ecológica é a manutenção do meio ambiente do planeta Terra, mantendo a qualidade de vida e o meio ambiente em harmonia com as pessoas. O conceito de sustentabilidade é para longo prazo, significa cuidar de todo o sistema, pensando-se nas necessidades das gerações futuras.

Agricultura: termo relacionado à arte de cultivar os campos, representando também o trabalho e as técnicas usadas para a produção agrícola.

 

Agricultura familiar: cultivo da terra por uma família, onde os agricultores são gestores e trabalhadores das suas próprias terras.

 

Agricultura orgânica: produção agrícola sem a utilização de agrotóxicos, com o objetivo de obter produtos mais saudáveis, saborosos e com maior durabilidade.

 

Agricultura sustentável: objetiva alcançar um sistema produtivo de alimentos e fibras que aumente a produtividade dos recursos naturais e dos sistemas agrícolas, permitindo que os produtores respondam aos níveis de demanda engendrados pelo crescimento populacional e pelo desenvolvimento econômico; produzam alimentos sadios, integrais e nutritivos que permitam o bem-estar humano e obtenham uma renda líquida digna.

Permacultura: um sistema de planejamento para a criação de ambientes humanos sustentáveis. Seus princípios teóricos e práticos são uma síntese das práticas agrícolas e conhecimentos tradicionais e das descobertas da ciência moderna, visando ao desenvolvimento integrado da propriedade. É a arte de aproveitar recursos de forma inteligente e, ao mesmo tempo, uma solução consciente para problemas locais e globais. Contribui para o planejamento de qualquer projeto com o máximo de rendimento e eficácia, além de estabilidade e harmonia com a natureza. É um processo integrado de desenho que resulta num entorno saudável, equilibrado e belo, pois presta particular atenção às inter-relações entre os elementos e os processos dentro de um sistema, assegurando estabilidade, funcionalidade e ótimo rendimento.

Para pensar

Qual a importância da agroecologia em termos sociais?

A agroecologia é, acima de tudo, considerada um movimento sociopolítico que visa promover a autonomia do agricultor, o resgate de identidades e raízes culturais, favorecendo a participação social e ...

VEJA MAIS

Possibilidades

Nosso Consumo

veja mais sobre o tema