Criação

Lei de conservação

Surge de uma visão criada pelo médico austríaco, Hans Peter Rusch, para o qual existe uma “lei de conservação da substância viva”, que, por sua vez, está presente em toda a vida no planeta. Para ele, a agricultura correta deveria respeitar essa lei.

 

Mudança de paradigma

A agroecologia resulta da mudança da questão da produção agrícola, que evoluiu de um problema puramente técnico e voltado para alimentar a população mundial para algo ligado a um sistema produtivo mais diverso, que leve em conta as dimensões sociais, culturais, políticas e econômicas da agricultura. Nesse sentido, a agroecologia trouxe mais complexidade para o processo produtivo do agrobusiness.

 

Brasil

A agroecologia se integra nas questões sociais permeando a realidade rural brasileira. Seu padrão produtivo reporta-se ao termo “agricultura ecológica” e os alimentos produzidos nesse padrão são chamados de “alimentos ecológicos”. Mostra-se então uma ferramenta capaz de provocar mudanças de paradigmas nas diferentes áreas do conhecimento por seu caráter interdisciplinar e multifacetado. Além disso, ela tem sido aplicada também nas cidades onde se propõe uma construção coletiva do saber, como no caso das ações voltadas à agricultura urbana agroecológica.

Para pensar

A agroecologia é a solução contra fome?

Mesmo com os avanços da agricultura industrial, ainda há milhares de pessoas que passam fome no planeta. Além disso, o custo ecológico da agricultura industrial é enorme. O uso desenfreado de p...

VEJA MAIS

Possibilidades

veja mais sobre o tema