O que é mindful eating?

O nutricionista esportivo João Motarelli explica o que é mindful eating e como essa prática pode ajudar a ter mais qualidade de vida

A correria do dia faz com que as pessoas fiquem estressadas e cheias de tensões. Inclusive, o desequilíbrio gerado no cotidiano pode contribuir para sérios problemas de saúde. É por isso que muitos procuram práticas, como o mindfulness, para manter a harmonia entre o corpo e a mente. Mas, afinal, o que é mindfulness?

Mindfulness é a atenção plena. É vivenciar o momento presente sem pensar no que está por vir. Como posso, então, aplicar essa técnica no meu dia a dia?

Existem diversas formas de praticar o mindfulness, e uma delas é o mindful eating. “Mindful eating é observar pensamentos, emoções, sensações de fome, saciedade. A resposta dessa comida ao seu corpo enquanto você come”, declara o nutricionista esportivo João Motarelli. A técnica é conhecida como o comer consciente. É saber exatamente o que você coloca no prato.

Pense, você lembra da sua última refeição? O que tinha no cardápio? Quais eram os sabores e as texturas dos alimentos? Infelizmente, esses detalhes acabam por ser esquecidos pelas pessoas, já que muitas nem se quer se sentam na mesa para almoçar.

“Quando a gente observa indivíduos que comem de uma forma mais intuitiva, a gente vê que esses indivíduos têm melhores parâmetros relacionados a saúde”, reforça o nutricionista.

Assista a entrevista completa

Veja também
Quer saber mais sobre mindfulness? Fique de olho no lançamento do curso Mindfulness: meditação em movimento com a professora Tamara Russell.

Equipe
Entrevista: Luana Viegas
Cinegrafista: George Bento
Produção: Flávia Molina

Créditos