O que é

Ecovilas são comunidades de pessoas que se esforçam para levar uma vida sustentável em harmonia com outras, com outros seres vivos e com a Terra. Seu objetivo é combinar um meio ambiente sociocultural acolhedor com um estilo de vida de baixo impacto ambiental. As ecovilas, na forma de novas estruturas sociais, ultrapassam a dicotomia dos dias de hoje de assentamentos urbanos versus rurais: representam um modelo de ampla aplicação no planejamento e reorganização dos aglomerados urbanos no século 21.

A profunda motivação das ecovilas ou das comunidades intencionais é a necessidade de reverter a desintegração gradual das estruturas socioculturais acolhedoras e o crescente surgimento de práticas destrutivas do meio ambiente em nosso planeta. Uma das ênfases do conceito das ecovilas é o desejo de assumir responsabilidade pela própria vida, para criar um futuro que, em vez de esgotar energias do mundo mecânico dominado por empresas gigantes, seja regenerativo para o indivíduo e para a natureza. A ideia é possibilitar um futuro mais sustentável às futuras gerações, para que elas, e depois os filhos delas, possam crescer como seres humanos equilibrados e saudáveis.

As ecovilas encarnam um meio de vida. Elas estão fundamentadas na compreensão profunda de que todos os seres e coisas têm ligação entre si, e que nossos pensamentos e ações têm impacto no meio ambiente em que vivemos. Baseadas nessa filosofia, as ecovilas montaram uma grande variedade de combinações em três dimensões: ecológica, comunitária (a dimensão social), e a cultural-espiritual.

Possibilidades

veja mais sobre o tema