fbpx
Logo portal NAMU

O que é

Se considerarmos o termo “medicina” de maneira mais tradicional é possível afirmar que ele se refere a toda ciência voltada para o diagnóstico, o tratamento e a prevenção de doenças. Portanto, sua função primordial é aliviar o sofrimento humano. Atualmente, essa área do conhecimento humano congrega pesquisa, ensino e assistência aos pacientes. Segundo a resolução do Conselho Regional de Medicina, alguns de seus princípios fundamentais são:
1. A medicina é uma profissão a serviço da saúde do ser humano e da coletividade e será exercida sem discriminação de nenhuma natureza.
2. O alvo de toda a atenção do médico é a saúde do ser humano, em benefício da qual deverá agir com o máximo de zelo e o melhor de sua capacidade profissional.
3. Para exercer a medicina com honra e dignidade, o médico necessita ter boas condições de trabalho e ser remunerado de forma justa.
4. Ao médico cabe zelar e trabalhar pelo perfeito desempenho ético da medicina, bem como pelo prestígio e bom conceito da profissão.
5. Compete ao médico aprimorar continuamente seus conhecimentos e usar o melhor do progresso científico em benefício do paciente.
6. O médico guardará absoluto respeito pelo ser humano e atuará sempre em seu benefício. Jamais utilizará seus conhecimentos para causar sofrimento físico ou moral, para o extermínio do ser humano ou para permitir e acobertar tentativa contra sua dignidade e integridade.
7. O médico exercerá sua profissão com autonomia, não sendo obrigado a prestar serviços que contrariem os ditames de sua consciência ou a quem não deseje, excetuadas as situações de ausência de outro médico, em caso de urgência ou emergência, ou quando sua recusa possa trazer danos à saúde do paciente.
8. O médico não pode, em nenhuma circunstância ou sob nenhum pretexto, renunciar à sua liberdade profissional, nem permitir quaisquer restrições ou imposições que possam prejudicar a eficiência e a correção de seu trabalho.
9. A medicina não pode, em nenhuma circunstância ou forma, ser exercida como comércio.
10. O trabalho do médico não pode ser explorado por terceiros com objetivos de lucro, finalidade política ou religiosa.
Portanto, a medicina é um mecanismo voltado para a manutenção da saúde, a qual, por sua vez, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é definida pelo “completo estado de bem-estar físico, mental e social, e não simplesmente a ausência de enfermidade”. Em razão disso, a prática da medicina tem uma intrínseca relação com o desenvolvimento tecnológico, com a difusão do conhecimento e com inúmeras áreas de pesquisa. Porém, a mais importante função da medicina é oferecer qualidade de vida para a população.

Aprofundamento

ANVISA Definição de saúde http://portal.anvisa.gov.br/wps/wcm/connect/a6dc29004745977ea06af43fbc4c6735/A+ANVISA+NA+REDU%C3%87%C3%83O+%C3%80+EXPOSI%C3%87%C3%83O+INVOLUNT%C3%81RIA+%C3%80+FUMA%C3%87A+DO+TABACO_Nov09_M.doc?MOD=AJPERES

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *