Namu é

Conheça mais sobre o NAMU

Últimos Acessos

Saiba mais sobre

Proteja suas mãos do envelhecimento

Perda de elasticidade da pele das mãos pode ser prevenida com hidratação

Leana~ / Flickr: Hand / CC BY-ND 2.0

A pele das mãos costuma envelhecer antes do rosto por ser mais fina

Com o avanço da idade, o corpo sofre mudanças por causa das alterações do organismo. O rosto é uma das maiores preocupações quando se fala das marcas do tempo, mas outra parte do corpo tão exposta quanto a face merece atenção: as mãos. Seu envelhecimento é até mais rápido, declaram alguns especialistas, pois a pele da região é mais fina.

As mãos podem perder gordura e elasticidade com o tempo, é o que afirmam dermatologistas da Academia Americana de Dermatologia (AAD). "A camada de gordura diminui, deixando as mãos marcadas pelos ossos, tendões e veias, diz o cirurgião plástico John F. Farella ao jornal The New York Times. A mudança no aspecto da pele é muito perceptível mesmo com pequenas quebras nas fibras de colágeno ou elastina, responsáveis pelo aspecto jovem na pele.

Como prevenir?

O tempo de envelhecimento das mãos varia de pessoa para pessoa porque depende de fatores como genética ou exposição da região ao sol, por exemplo. Quem passa muito tempo em ambientes externos, ou com muita incidência de luz, como dentro do carro, pode perceber mudanças no aspecto das mãos mais cedo.

Manchas escuras e perda de volume das mãos são alguns efeitos da ação do sol apontados por dermatologistas. Isso acontece mesmo dentro do carro porque os raios ultravioletas A (UVA) passam pelos vidros das janelas e penetram a pele.

Especialistas recomendam utilizar filtro solar com fator de proteção (FPS) maior que 30 nas áreas mais expostas, como as costas das mãos e os antebraços. Essas dicas previnem a penetração dos raios UV e a diminuição da perda de colágeno. Além disso, é importante que a aplicação do protetor seja a cada meia hora sob o sol ou a cada duas horas quando exposto à luz solar indireta, assim como a reaplicação após a lavagem das mãos.

Mulher segura com as suas mãos uma tigela vazia de cor laranja
Dermatologistas apontam manchas escuras e perda de volume das mãos como efeitos da ação do sol

Hidratação

Além da exposição à luz, outro fator que danifica a pele das mãos é o ressecamento. O contato com a água e com objetos cortantes, assim como a repetição de movimentos (digitação e trabalhos manuais) e a alimentação podem contribuir para que as mãos fiquem menos hidratadas, o que causa sintomas como coceira, irritações e o surgimento de rugas. O ideal é hidratar as mãos após o banho.

O cuidado para eliminar bactérias e resíduos faz com que lavar as mãos seja um hábito frequente. Utilizar sabonete hidratante com água morna tende a evitar o ressecamento da região depois do contato com a água. Para outras atividades, como lavar a louça ou manusear produtos de limpeza, os dermatologistas recomendam o uso de luvas de borracha, que protegem as mãos e evitam a desidratação.

Cosméticos

A mudança na aparência das mãos pode acontecer pelos mesmos motivos que o aparecimento de rugas no rosto: perda de colágeno e de fibras que proporcionam à pele o aspecto elástico e firme. A vitamina A pode ajudar a rejuvenescer a pele, pois ela contribui no aumento da produção de colágeno e na hidratação da pele. Essa vitamina pode ser encontrada de várias formas em cremes para a face (retinol e ácido retinoico). Alguns produtos tópicos, que são aplicados sobre a pele, e que contêm essas mesmas substâncias também podem auxiliar no combate ao envelhecimento das mãos.

É preciso tomar cuidado no uso desses produtos, pois alguns componentes podem deixar a pele mais sensível ao sol, sendo necessário repassar o protetor solar com mais frequência. Como cada um tem um tipo de pele, é importante procurar um dermatologista que indique a melhor opção de acordo com as características e necessidades individuais.

Foto: Thinkstockphotos