fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Sustentabilidade » Construção » Bioconstrução

Construção

Green School, a escola mais ecológica

Projeto em Bali une conceitos da educação holística, bioconstrução e práticas sustentáveis
Bruno Torres
27/09/19

Parece um sonho, mas é real. Feita inteiramente de bambu, a Green School, em Bali, na Indonésia, foi considerada “a escola mais ecológica do mundo” pelo Conselho de Construções Verdes dos Estados Unidos. A instituição internacional sem fins lucrativos oferece cursos para crianças do ensino infantil ao médio, mas não se limita às disciplinas comuns.


Ponte Sibang, que interliga áreas da Green School, é feita apenas de bambu


As salas de aula são formadas por ambientes amplos

Conceitos de sustentabilidade permeiam as aulas de arte, esporte e cultura local, por exemplo. Princípios da educação holística, que incentivam a conexão com a comunidade e com a natureza são guias para os ensinamentos de cada disciplina. É impossível não se sentir completamente tomado pela beleza quando caminhamos pela escola. Desde a lojinha que vende artesanatos e outros produtos feitos pelos alunos a partir de materiais reciclados até as belíssimas aulas de música, dança e teatro. Sob a linda e aconchegante sala de aula passa um rio. O barulho da água límpida é a trilha sonora dos ensinamentos recebidos no local. Entre os alunos, de mais de 30 países diferentes, o que se vê é a prática do respeito e da solidariedade. A escola não tem uniforme ou provas.


A escola incentiva o contato com a cultura local balinesa

Usar os recursos naturais com responsabilidade é uma das principais preocupações dos responsáveis pela Green School. “Além da estrutura completa ser feita de bambu, procuramos usar sistemas de energia solar e reutilizar nossa água”, conta Nina Tresia, membro da equipe da escola ao Portal NAMU. “As águas residuais são filtradas para depois as aproveitarmos no nosso jardim como fonte de irrigação”.


Fazendas, ao lado da instituição, produzem alimentos com técnicas que evitam o uso de fertilizantes


Os alunos recebem alimentos produzidos de modo menos agressivo ao meio ambiente

Nesse ambiente é possível compreender que há uma maneira diferente e melhor de educar nossos filhos. Não é um sonho romântico, basta colocar o respeito e o afeto no centro da escola que esse sonho se torna realidade viável e profundamente transformadora.

Fotos: Divulgação


Recomendados
Construção

Como escolher as melhores plantas para apartamento

Trazer o verde para dentro de casa deixa o ambi...

Construção

Bambu: solução barata para arquitetura

Resistência, rápido crescimento e baixo impacto...