fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Alimentação » Funcionais » Gerais

Funcionais

Golden berry: perfeita para vegetarianos

Alimento típico da América Latina, muito rico em ferro e vitamina C, é ideal para quem não come carne
Da redação
27/09/19

Você já ouviu falar de uma frutinha amarela chamada golden berry? Na Colômbia, seu maior produtor mundial, ela é conhecida como uchuva. Nos locais do Brasil onde é cultivada, também é chamada de physalis, juá-roca, saco de bode e camapu. No Equador é a famosa uvilla. Nos países de língua inglesa, se você pode pedir por gooseberry, andean cherry, ground cherry ou golden berry não haverá problema.

Os nomes podem ser os mais variados, mas em um aspecto todos concordam: ela possui alto valor nutricional. Não é à toa que a mídia e a indústria de alimentos têm destacado a golden berry como a nova promessa para emagrecer rapidamente e combater doenças degenerativas. Mas será que a fruta promove isso mesmo ou é mais uma aposta do mercado?

A golden berry é rica em vitaminas A, C, D, E e do complexo B. Em 100 g da fruta há 1,7 mg de ferro, o que corresponde a mais da metade do teor contido em 100 g de um bife bovino grelhado. Além disso, ela possui compostos fenólicos, presentes em muitas frutas e vegetais, que conferem ao alimento função antioxidante, ou seja, ajuda a combater o envelhecimento celular.

Estudos feitos com células em laboratório (in vitro ) também demonstraram ação antibactericida de compostos da fruta. Outras pesquisas, elaboradas com animais, verificaram que o extrato de golden berry pode proteger o fígado e os rins de processos de fibrose. A fruta é considerada hoje um alimento alto valor nutricional parecido com o do goji berry, do mirtilo e da romã.

O cultivo da golden berry tem ganhado destaque no Brasil em razão da facilidade de plantio e a possibilidade de aproveitamento de toda a planta. Suas folhas e caule são utilizados para combater problemas hepáticos e doenças da pele. Em razão de seu sabor doce e levemente amarga, é mais consumida in natura, mas também é ótima para fazer compotas, geleias, doces e sorvetes.

Apesar desses benefícios e do forte apelo midiático sobre suas propriedades, não existe nenhum estudo que comprove seu potencial emagrecedor. Ela é muito nutritiva e saborosa, mas não faz perder peso. Um estudo publicado pela Associação Turca de Cardiologia evidenciou problemas de arritmia cardíaca em uma garota de 14 anos que consumiu de forma exagerada suplementos industrializados com extrato de golden berry.

Foto: Dmitri Levin (Дмитрий Левин) / Flickr / CC BY-SA 2.0


Veja também:
O que é goji berry
Mitos e verdades sobre o goji berry
Em defesa da dieta vegetariana


Recomendados
Funcionais

Alimentação natural para cachorro: como planejar o mês de compras

Uma das principais tendências de mercado é a al...

Funcionais

Cardápio funcional: uma alimentação rica em nutrientes

Confira os benefícios dessa dieta e algumas dic...