fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Diversão e Viagens » Passeios » Gerais

Gerais

Dia das crianças: não compre, troque

Instituto Alana promove feira de troca de brinquedos e de brincadeiras tradicionais na praça Éder Sader em São Paulo
Bruno Torres
26/11/15

Por uma infância plena

12 de outubro, o Dia das Crianças, sempre é esperado pelos pequenos de todo o país. Para muitos deles, a data significa ganhar brinquedo. Porém, os dias que atencedem essa comemoração expõem as crianças a centenas de comerciais de TV. Essa avalancha atinge as crianças em um momento no qual elas são muito suscetíveis aos apelos das propagandas. Muitas delas não diferenciam o que é real e possível da formas fantásticas como cada novo brinquedo é apresentado. Acabam querendo tudo. Não é difícil perceber o quanto isso pode prejudicar as crianças. A onda de consumismo intenso desse período, do qual as crianças são vítimas, acabou gerando movimentos para tentar fugir ao padrão de consumo desenfreado. Há muita gente em busca de fazer um dia das crianças diferente, com mais carinho e atenção e menos consumo. 

Nesse sentido, a Feira de Trocas de Brinquedos é uma iniciativa do Instituto Alana que propõe uma reflexão sobre o consumismo antes dos 10 anos de idade. O projeto pretende fazer do dia 12 de outubro uma grande celebração que vai além dos pacotes de presentes. O Alana quer resgatar a infância através das brincadeiras e do contato com outras crianças e com seus pais.

Onde e quando?

O evento será realizado na praça Éder Sader, na Vila Madalena, em São Paulo, das 14 às 17 horas. As crianças que forem até o local poderão brincar com a Recreart, grupo que tem como objetivo resgatar a cultura da infância por meio de brincadeiras tradicionais, rodas cantadas e experiências lúdicas.

Entre as atividades previstas estão: construções de cidade com galhos, folhas e sementes, bolha de sabão gigante, roda de música com violão, aviãozinho de papel e peteca.

A ideia continua

A iniciativa acontece durante todo o ano e o Alana ajuda quem quiser organizar sua própria feira. Para saber mais informações e contatar a equipe no site: https://feiradetrocas.com.br/.

O projeto surgiu em 2012 e desde então já promoveu mais de 200 feiras autônomas realizadas em todo o Brasil e duas internacionais.  Fotos: João Lacerda

Recomendados
Gerais

9 regiões brasileiras para apaixonados por trilha

O Brasil é o país perfeito em beleza natural pa...

Gerais

Conheça os principais bairros de Havana

O fotógrafo Diogo Zacarias capta cenas cotidian...