Namu é

Conheça mais sobre o NAMU

Saiba mais sobre

Decorar a casa sem destruir florestas

Selo de certificação florestal auxilia o consumo de madeira sustentável

Anne Worner / Flickr: The Hacienda Mouser / CC BY-SA 2.0

Selo garante ao consumidor comprar um produto extraído de manejo responsável

O Conselho de Manejo Florestal (FSC, do inglês, Forest Stewardship Council), organização não governamental, possui o selo verde mais reconhecido mundialmente e está presente em 75 países. A certificação é importante, pois valoriza produtos que utilizam madeira extraída de modo mais sustentável e auxilia os compradores atacadistas e varejistas na hora de escolher.

Os critérios utilizados pela organização para garantir uma origem menos agressiva ao meio ambiente são: ecologicamente correto, socialmente justo e economicamente viável. O primeiro deles analisa aspectos como impacto mínimo e preservação da biodiversidade; o segundo obriga que a propriedade de manejo seja legalizada e que atue de acordo com as leis trabalhistas, além disso, o processo de certificação é transparente e permite a fiscalização por qualquer cidadão; por último, as técnicas exigidas pelo FSC procuram aumentar a produtividade, garantir a durabilidade do investimento e agregar valor ao produto.

Frequentemente, as propriedades que desejam receber o certificado da FSC precisam se adequar aos padrões da organização e são elas próprias que devem se responsabilizar pelos custos das alterações necessárias, mas o conselho não retrai nenhum tipo de lucro. 

Foto: Divulgação