Namu é

Conheça mais sobre o NAMU

Últimos Acessos

Saiba mais sobre

Conheça os benefícios de 6 frutas típicas da primavera

Alimentos naturais como as frutas proporcionam saúde ao organismo e deixam as receitas ainda mais saborosas

pixel2013 / Pixabay / CC0 Creative Commons

A primavera é uma das estações mais queridas do ano. Nessa época, o tempo começa a esquentar e a vontade de passear aumenta. Não é para menos, já que as paisagens ficam mais bonitas e cheias de flores, de vida.

E para os que amam o sol, a primavera é o momento oportuno para ir a um parque, campo ou praia para curtir com a família e até fazer um piquenique. O que acontece, é que nem sempre as pessoas sabem o que levar e acabam por comprar alimentos industrializados e cheios de açúcar, sodio e conservantes. Já outros, preferem alimentos mais naturais, como as frutas, para compor o cardápio do lanchinho. 

As frutas, principalmente as orgânicas, contam com inúmeros benefícios para a saúde. A ingestão constante desses alimentos fortalece o organismo e ajuda na prevenção de ínumeras doenças.

Quer saber mais? Confira 6 frutas típicas da primavera e conheça as vantagens de consumi-las:

Banana

Não é novidade que a banana é uma das frutas preferidas dos brasileiros. Com sabor característico, a delícia pode ser incrementada em inúmeras receitas, sejam doces ou salgadas. O que muitos não sabem é que essa frutinha amarela conta com inúmeros benefícios para a saúde.

A banana é rica em carboidratos, vitaminas E, C e do complexo B, ferro, magnésio, potássio e fibras. Além disso, é uma ótima opção para quem deseja ter mais energia, já que a glicose, frutose e sacarose também estão presentes em sua composição.

É fã de esportes? Pois a banana também é uma boa alternativa. O potássio encontrado no alimento ajuda a prevenir as tão famosas e doloridas câimbras.

Conheça outros benefícios da banana aqui.

Kiwi

Com a casca em tons de marrom e o miolo verde com sementinhas pretas, o kiwi chama a atenção de qualquer um que não o conhece. A fruta, que é originária da China, tem gosto ácido levemente adocicado, ideal para quem gosta de um sabor leve e diferente.

Assim como a laranja e a tangerina, o kiwi tem bons níveis de vitamina C. Também conta com minerais como fósforo, magnésio, potássio e ferro, além da vitamina E. O consumo constante dessa fruta fortalece o sistema imunológico e ajuda a regular o intestino.

Conheça outros benefícios do kiwi aqui.

Laranja

Seja em suco, no bolo e até em rodelas naquela feijoada, a laranja faz parte do cardápio do dia a dia e dá um toque especial a qualquer receita. A fruta é rica em vitamina C e tem ação antioxidante, importante para o combate dos radicais livres e prevenção de doenças crônicas e envelhecimento precoce das células, além do fortalecimento do sistema imunológico. 

Conheça outros benefícios da laranja aqui.

Maçã

A queridinha das crianças é fonte de vitamina A, vitamina C, vitamina E, vitamina B6. A ação antioxidante da fruta também ajuda no combate aos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce das células.

Assim como em outras frutas, a casca da maçã possui mais nutrientes do que a polpa. Mas caso opte por consumir a casca, adquira-a em locais de alimentos orgânicos. A maçã pode ser servida crua, em compotas, saladas, bolos, bebidas e até purês.

Conheça mais benefícios da maçã aqui

Mamão

Sabe o que não pode faltar em um bom café da manhã? O mamão. A fruta é uma delícia e ainda conta com inúmeros benefícios para a saúde. O mamão contém vitaminas e minerais, como potássio, ferro e cálcio. Também conta com a presença fibras e poucas calorias, ótimo para quem está de dieta ou praticando atividades físicas.

As fibras presentes no alimento ajudam no bom funcionamento do intestino, sendo ótimos para quem tem prisão de ventre. A enzima papaína presente na fruta auxilia na digestão.

Conheça mais benefícios do mamão aqui.

Nêspera

Já experimentou a nêspera? Essa frutinha amarela é deliciosa e conta com inúmeras propriedades nutricionais. Entre elas está presença da pectina, uma fibra alimentar que ajuda a manter a sensação de saciedade no organismo. Além disso, a substância mantém baixo o colesterol, o que diminui o risco de doenças cardiovasculares.

A fruta também contém vitaminas do complexo B, vitamina C, vitamina A, cobre, potássio, cálcio e carotenoides.

Conheça outros benefícios da nêspera aqui.

Anotou as informações? Que tal aprender receitas deliciosas com ingredientes naturais? Nos cursos online de gastronomia do Namu, você tem a oportunidade de preparar pratos saborosos, práticos e equilibrados. Saiba mais aqui.