Namu é

Conheça mais sobre o NAMU

Saiba mais sobre

Como manter as unhas bonitas?

Especialistas recomendam passar uma semana sem esmalte entre uma pintura e outra

Bru-nO / Pixabay / CC0 Creative Commons

Alguns cuidados de rotina como limpeza e hidratação podem manter um bom aspecto de unhas e cutículas

O que você faz para deixar suas unhas mais bonitas? Só cortar, lixar e pintá-las com uma cor diferente não basta para manter a boa aparência das mãos, pois o aspecto das unhas está ligado a cuidados com o corpo. A lista a seguir mostra dicas importantes que vão desde a escolha do salão de beleza até cuidados no dia a dia:

  • Procure um salão limpo: observe as condições de higiene do local e dos profissionais. Repare se as manicures lavam as mãos entre os atendimentos, como é feita a limpeza dos utensílios e se os materiais, que devem ser descartáveis, são realmente jogados no lixo após o uso. A reutilização de materiais compartilhados pode transmitir doenças;
  • Leve seus próprios utensílios: uma maneira de garantir a limpeza e o uso exclusivo dos materiais é levar o seu próprio kit com alicate, lixa, espátula e esmaltes;
  • Não remova as cutículas: como ela protege a base e a matriz da unha, removê-la pode deixá-la vulnerável a infecções por fungos e bactérias. É aconselhável empurrá-las suavemente com um palito ou espátula.
  • Hidrate para fortalecer unhas e cutículas: os removedores contêm substâncias que podem ressecar a pele e as unhas. Ceras nutritivas, cremes, canetas hidratantes e óleos são algumas opções para aplicar após retirar o esmalte. Manter as mãos hidratadas ajuda a deixar a cutícula macia, sem a necessidade de removê-la.
  • Não esconda problemas com unhas postiças: elas são uma alternativa para unhas quebradas, mas podem piorar a condição da base da unha, pois alguns fungos podem se desenvolver na parte de baixo. Nesse caso, os dermatologistas recomendam tratar e fortalecer as unhas antes de voltar a usar as postiças.
  • Deixe as unhas respirar: produtos como esmaltes e removedores podem ressecar e fragilizar as unhas. Recomenda-se esperar uma semana sem esmaltes entre uma cor e outra para que a unha se recupere.
  • Cuide diariamente: usar luvas para fazer serviços domésticos é fundamental para proteger as unhas de produtos químicos, a água e bactérias. É aconselhável também lavar bem as mãos e hidratá-las após qualquer serviço doméstico.
  • Não digite com a ponta dos dedos: atividades do dia a dia ou do escritório enfraquecem muito as unhas. Tome cuidado também ao rasgar papéis, abrir cartas ou manusear utensílios cortantes.
  • Procure um médico ao perceber algum problema: as unhas servem como indicadores de problemas de saúde ou falta de nutrientes. Preste atenção se há alterações em seu aspecto durante ou após qualquer procedimento estético. Inflamações, unhas encravadas, mudanças na coloração natural, ondulações, sangramentos ou aumento na fragilidade são alguns sinais de que você pode precisar de cuidados médicos.

Foto: Corey Balazowich / Flickr: Painting Nails / CC BY-ND 2.0