Namu é

Conheça mais sobre o NAMU

Saiba mais sobre

9 dicas para lavar a louça com pouca água

Estima-se que 117 litros de água sejam desperdiçados quando lavamos a louça com a torneira aberta

Algumas atitudes do cotidiano podem influenciar diretamente no impacto que atividades diárias têm sobre o meio ambiente. Estima-se que 117 litros de água são desperdiçados a cada quinze minutos lavando a louça com a torneira meio aberta, segundo a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). O Brasil é classificado pela Organização das Nações Unidas como um país abundante em água. No momento em que se enfrenta escassez de água por toda parte economizar água e mudar a forma de lavar louças pode mudar a cena de desperdício sem deixar pratos sujos.

1 – Não usar água corrente pode reduzir o volume de água usado na lavagem das louças. Você pode encher uma bacia ou até mesmo a pia com água com um pouco de sabão para desgrudar aos poucos a sujeira de pratos, panelas e talheres. Assim, não será necessário empurrar a sujeira com a corrente de água da torneira. Lembre-se: a torneira aberta é uma das principais formas de desperdiçar água.

2 – Fazer uma pré-lavagem das louças ajuda a remover os restos de comida que podem grudar nos utensílios. Ter um cesto de lixo ou uma caixa para compostagem perto da pia é bom para lembrar-se de tirar a sujeira antes de molhar os pratos. Isso pode ser feito com a ajuda dos talheres ou até mesmo de uma esponja úmida com um pouco de detergente, para adiantar a limpeza.

3 – Organizar a louça deixando o mais difícil para o final, pode facilitar a lavagem. Limpando louças menos sujas primeiro, a água cai aos poucos nas peças mais sujas, amolecendo a sujeira que pode estar grudada no fundo de panelas e travessas. Essa é uma forma de reaproveitar a água que enxagua e molha as outras peças, fazendo com que você abra a torneira menos vezes.

4 – Escolher corretamente a temperatura da água pode ser o diferencial para uma cozinha mais sustentável. A água mais quente facilita a remoção da sujeira, mas esquentá-la requer o gasto de mais energia. Além disso, até que a água esquente quando você liga a torneira vários litros de água podem ser desperdiçados. Essa água pode ser reaproveitada para outras atividades, como regar as plantas. Reservar uma quantidade de água quente para ser usada no início da lavagem, facilitando a remoção de sujeira, pode ser uma alternativa.


Torneira aberta ao lavar louça é uma das principais formas de desperdiçar água

5 – Utilizar materiais biodegradáveis que demorem menos tempo para se decompor na natureza, é recomendável. A água com detergente pode ir parar em rios e oceanos e contaminá-los pelas substâncias químicas. As esponjas comuns são dificilmente reaproveitáveis ou recicláveis. Procure usar buchas vegetais, detergentes biodegradáveis ou até mesmo alternativas caseiras.

6 – Acumular a louça para lavá-la de uma vez só ou lavá-la na hora para evitar sujeira? Não há uma resposta para essa questão. Se você deixar muita louça para lavar de uma vez, evita o desperdício de água corrente para lavar apenas algumas peças. Deixar os restos de alimentos nas louças, porém, pode criar um ambiente propício para o desenvolvimento de bactérias, por exemplo. Fazer a pré-lavagem e organizar a louça pode ser um começo para decidir quando lavar os utensílios de cozinha.

7 – Economizar detergente é uma maneira de reduzir o consumo e o risco de contaminar a água. O uso em excesso de detergente também pode fazer com que você use mais água para remover todo o sabão. Colocar um pouco de água com detergente em um potinho e molhar a esponja na hora de esfregar ao invés de colocá-lo direto nas louças é uma opção para evitar o excesso.

8 – Enxaguar toda louça de uma vez ou o maior número de peças possível, é recomendável para evitar o desperdício. Procure ensaboar toda a louça com a torneira fechada e depois enxague. É uma maneira de abrir a torneira menos vezes, economizando água.

9 – Ficar atento à torneira pingando e fechá-la bem. Estima-se que 46 litros de água possam ser desperdiçados por dia graças a uma torneira gotejando – são quase 1,4 mil litros por mês. Dar atenção aos encanamentos e ver se não há furos pode evitar uma grande perda de água: um furo de dois milímetros (sob uma pressão de 15 metros de coluna de água) desperdiça 3,2 mil litros por dia. Dar atenção a esses detalhes ajuda o ambiente e faz diferença no bolso no final do mês.

Foto: bnilsen / Flickr: washing dishes / CC BY-SA 2.0