Atualidade

Encontramos hoje rastros do ideário iluminista nas novas ideias sobre liberdade e políticas sociais ou educacionais:

Movimentos emancipatórios: hoje o mundo está pautado por diversas lutas e conquistas dos direitos. A discussão feminista sobre gênero, a ampla discussão sobre as cotas para afrodescendentes em universidades brasileiras, imigrantes marginalizados e diversidade sexual são movimentos que em geral se baseiam em autores com ideias iluministas sobre emancipação e luta por direitos de cidadania.

A ideia de progresso social como progresso técnico e educacional é bastante iluminista e está muito presente atualmente. Praticamente todas as nações do mundo se baseiam em índices sobre desenvolvimento relacionando economia, educação e condições sociais.

Encontramos ainda um tipo de traço iluminista na crescente demanda por autoconhecimento e desenvolvimento pessoal. A preocupação com a saúde e novas formas de lidar com os problemas do cotidiano evocam a ideia de emancipação do indivíduo e do seu meio social.

Para pensar

O iluminismo é um movimento puramente científico?

Muitas vezes se confunde ciência com iluminismo. Para compreendermos o sentido das luzes é preciso levar em conta a seguinte pergunta: “por que o homem quer conhecer?”. A ideia de que o homem d...

VEJA MAIS

Possibilidades

veja mais sobre o tema