fbpx
Logo portal NAMU

Cabala

O que é

A cabala é uma prática que visa interpretar a Torá com base em simbolismos, numerologia, análise de palavras pelo valor numérico e pela forma das letras hebraicas. Tradicionalmente, essa prática busca uma interpretação do universo, que seria possível após decifrarmos os significados ocultos presentes nos textos sagrados.
Para os cabalistas, a Torá é o próprio Deus. Em razão disso, esse texto seria uma fonte infinita de sabedoria, a qual pode ser acessada após decifrarmos corretamente o que está subjacente aos escritos. A cabala seria um ramo do misticismo judaico. Seus ensinamentos vêm de um livro de 23 volumes denominado Zohar. Nessa obra estão presentes interpretações dos significados existentes e escondidos no interior da Torá.
Tradicionalmente, essa prática era reservada a um grupo seleto de estudiosos judeus, todos eles com conhecimentos avançados da lei judaica. No final da década de 1960, no entanto, Rabbi Philip Berg criou o Kabbalah Centre Internacional e popularizou o nome. Porém, há inúmeras diferenças entre a cabala praticada por celebridades e curiosos, mais próxima da versão pop criada por Berg, e aquela feita por estudiosos da Torá.

Origem do nome

Em hebraico o termo “cabala” pode significar “tradição” ou “conhecimento recebido”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *