O que é

O chi kung, também conhecido como qi gong ou chi gung, é uma arte que pretende desenvolver o que a tradição chinesa entende por “energia vital”, isto é, o “chi”. Nesse sentido, essa prática diz ser capaz de alterar e controlar o movimento do chi dentro do corpo do praticante e com isso alcançar longevidade física.

Há, atualmente, vários tipos de chi kung. Seus praticantes buscam melhorar a própria saúde e prevenir doenças através da combinação de disciplina da mente, do corpo e do controle da “força vital” presente no chi. Em sua versão terapêutica, o chi kung está ligado à medicina tradicional chinesa da mesma forma que acupuntura, a fitoterapia e a moxabustão.

Igualmente ao tai chi, os exercícios de respiração e alongamentos do chi kung ajudam a manter o corpo mais flexível e a reduzir o estresse. O objetivo é ajudar o praticante a perceber seu corpo, alinhamento, postura, articulações e órgãos. Depois vem o ajuste da respiração. Para a medicina tradicional chinesa, respiração e energia são sinônimos.

Vivencie

Palestras e Entrevistas

Lucia Lee: o foco não é a doença

Lucia Lee: o foco não é a doença
Palestras e Entrevistas

Chi kung: o lado terapêutico do tai chi chuan

Chi kung: o lado terapêutico do tai chi chuan

Possibilidades

veja mais sobre o tema