Namu é

Conheça mais sobre o NAMU

Saiba mais sobre

Reiki no realinhamento dos chakras

A terapia trabalha as energias e procura gerar respostas positivas no corpo

SarahRichterArt / Pixabay / CC0 Creative Commons

O mestre de reiki utiliza a imposição das mãos para criar um estado de harmonia no paciente

A cultura ocidental é orientada na concepção newtoniana/cartesiana de compreensão do mundo, ou seja, o estudo das partes para chegar ao todo.1 Com base nessa visão, podemos considerar que o ser humano é permeado por energia, tanto em seu corpo físico, quanto em seus pensamentos e emoções. Essa potencial flui livremente por nosso campo magnético, nutre órgãos e células e regula nossas funções vitais.

De acordo com Carli, o reiki atua como ondas radiofônicas, que rompem o tempo e o espaço e permitem a canalização da energia universal por meio da imposição das mãos.2 Essa terapia, por meio da conexão com a energia do universo, proporciona que a energia do visível e do invisível amplie a consciência e traga equilíbrio ao ser humano em sua totalidade, ou seja, corpo, mente e espírito.

Energias rodopiantes

Os chakras são centros de atividade para a recepção, assimilação e transmissão de energias vitais.O termo em sânscrito significa "roda" e tem origem na filosofia do antigo sistema de yoga na Índia. É por eles que nosso "eu" (motivações, sonhos, ideais) cresce, se modifica e interage com o mundo.

Os chakras possuem diversas funções no corpo humano e são os pontos de perda de energia em situações de desequilíbrio emocional ou doença física.Os excessos físicos, emocionais, mentais e espirituais podem liberar energias que bloqueiam as rodas, impedem o fluxo normal da energia vital e causam distúrbios em todas as esferas.

A utilização do reiki pela canalização energética pode direcionar a energia cósmica e vibrações capazes de equilibrar áreas afetadas fisicamente ou nos chakras correspondentes a um determinado distúrbio. Dessa forma, passamos efetivamente a intervir na matéria, em outros campos de energia e na consciência para atingir um estado natural de bem-estar, plenitude, harmonia e equilíbrio.2

Para prevenir e remediar

É importante lembrar que os bloqueios energéticos que geramos em nossas experiências se acumulam em nossos centros vitais7 e só podem ser liberados na medida em que estamos dispostos a encarar situações problemáticas, procuramos nosso desenvolvimento integral e buscamos a dissolução dos problemas pelo amor, base da energia universal.

O equilíbrio proporcionado pelo reiki neste realinhamento dos chakras pode elevar nosso nível vibratório interna e externamente. Os sentimentos e pensamentos, antes estagnados como nódulos energéticos,5 são transmutados com base na crise de consciência e liberados ao cosmos na forma de amor e paz.

Sabe-se nos dias de hoje que muitas doenças podem surgir dos corpos emocionais, mentais e espirituais para, depois de certo tempo, se manifestar no corpo físico.3 É nesse processo que o reiki se torna uma ferramenta potencial para atingir a causa do desequilíbrio e proporcionar a harmonização imediata do indivíduo.

A prática pode ser trabalhada junto a qualquer outra complementar à saúde sem substituir o tratamento médico convencional, uma vez que ela trabalha no campo energético do indivíduo, restabelece o equilíbrio energético e produz uma resposta no corpo físico.

Somente aqueles que já passaram pela terapia poderão realizar autoaplicação em outras pessoas. Porém, os que não possuem nenhum nível reiki podem praticar os cinco princípios em meditações diárias:

1) só por hoje, não se preocupe;

2) só por hoje, não se aborreça;

3) honre seus pais, professores e idosos;

4) ganhe sua vida honestamente;

5) demonstre gratidão por tudo que é vivo.

Quando praticados no dia a dia e em meditações, esses fundamentos podem ajudar o contato do praticante com a energia universal, diminuir a ansiedade, resgatar o respeito e carinho pelo próximo e trazer o aprendizado da gratidão por tudo o que lhe é oferecido nesta vida.

Foto: Breville USA/ Flickr / CC BY 2.0; Allegra Ricci / Flickr: Energy / CC BY-SA 2.0


Veja também:
Reiki ajuda a combater a ansiedade?
Reiki para pacientes de um hospital
Reiki diminui o estresse

Referências

1. BRENNAN, B. A. Mãos de luz: Um guia para a cura através do campo de energia humana. São Paulo: Pensamento, 2000.
2. CARLI, J. Reiki universal: Sistema Usui, Tibetano, Osho e Kahuna. São Paulo: Madras, 2006.
3. DAHLKE, R.; DETHLEFSEN, T. A doença como caminho. São Paulo: Cultrix, 2007.
4. DIEMER, D. O bê-a-bá da chakraterapia. São Paulo: Ágora, 2001.
5. HONERVOGT, T. Reiki: Cura e harmonia através das mãos. São Paulo: Pensamento, 2000.
6. JUDITH, A. A verdade sobre chakras. Rio de Janeiro: Mauad, 2004.
7. STONE, J. D. Psicologia da alma. São Paulo: Pensamento, 1998.