Namu é

Conheça mais sobre o NAMU

Saiba mais sobre

Como viver o momento presente

Entre as lembranças do passado e as expectativas do futuro, existe um espaço de tempo que nos conecta

Petras Gagilas / Flickr: meditation / CC BY-SA 2.0

Ao vivermos no momento presente, uma ação de cada vez, focamos nossa mente em um ponto único

O aqui e o agora

Entre as lembranças do passado e as expectativas do futuro, existe um espaço de tempo chamado presente, que, quando plenamente vivenciado, nos conecta.

De acordo com o Vedanta, um dos seis sistemas filosóficos do hinduísmo, vivemos atrelados às mágoas do passado e às inseguranças do futuro. O sofrimento humano resulta dessa inquietude mental, que nos faz perder o controle sobre nossa própria identidade.

Nesse ritmo, o caminho que a mente percorre ao sair do passado em direção ao futuro esconde o grande espaço que há entre os dois pontos. Essa lacuna nós chamamos de momento presente, o aqui e o agora, nosso bem mais precioso.

Vivendo o momento

Selecionar as ações do presente e dedicar um tempo específico para cada uma delas é a chave para diminuirmos o fluxo de pensamentos e direcionar a mente para um ponto único.

Essa prática abre espaços internos para que penetremos em um espaço, conhecido como campo da pura potencialidade, que existe em cada um de nós, mas que só pode ser acessado quando aquietamos nossa mente.

É nesse lugar que reside o divino e o sagrado. Nele, somos seres de luz, sem as limitações inerentes ao corpo físico. Nesse campo, todos somos um, sem separação, estresse, dor, doença ou angústia. Somos apenas shanti, que em sânscrito quer dizer paz. A sabedoria dos Vedas nos ensina que no momento em que encontrarmos a paz dentro de nós o sofrimento cessa de existir.

Nos encontramos lá?

Foto: gnuckx/ Flickr / CC BY 2.0 


Veja também:
Uma educação para o presente
É possível evitar o sofrimento?
Acupuntura diminui a ansiedade