O que é

Reiki foi criado no Japão por Mikao Usui, o qual acreditava ser possível manipular uma energia chamada “qi” (versão japonesa do conceito chinês “chi” e da noção indiana do “prana”). Nessa prática vitalista, o terapeuta coloca as mãos levemente no corpo do paciente ou logo acima da pessoa com o objetivo de facilitar a própria resposta de cura. Portanto, o reiki é baseado na imposição de mãos e no controle dessa energia através do movimento de mãos do terapeuta. Mestres de reiki afirmam ser capazes de restaurar a vitalidade da mente e do corpo, sem tocar no paciente.

No entanto, as pesquisas feitas até agora, todas elas baseadas em medições de dor, ansiedade e estresse, compiladas a partir do acompanhamento da frequência cardíaca e da pressão arterial, não conseguiram apontar com certeza a eficácia do reiki.

Isso pode ocorrer principalmente em razão da natureza relativamente sutil e complexa da prática, essas medidas podem não refletir adequadamente a experiência vivida dos que receberam esse tipo de tratamento.  Portanto, o reiki é uma espécie de vitalismo, que pode ter um poder de relaxamento e redução de estresse, mas que não tem ainda comprovação científica de sua eficácia para tratar outros problemas de saúde. 

Vivencie

Guia

Ayni Saúde Integrada

Ayni Saúde Integrada
Guia

Instituto Brasileiro de Naturologia

Instituto Brasileiro de Naturologia
Guia

Humaniversidade

Humaniversidade

Para pensar

Porque é necessário pagar para se receber o reiki?

Tal como qualquer outra terapia, o reiki exige que seu praticante dedique seu tempo a aprender e aplicar suas técnicas. A cobrança visa remunerar o terapeuta para que possa se dedicar em sua tarefa,...

VEJA MAIS

Possibilidades

veja mais sobre o tema