O que é

A osteopatia é uma abordagem holística de cuidados de saúde, que reconhece a importância da relação entre a estrutura do corpo e o seu funcionamento. O osteopata utiliza a palpação e técnicas manuais para tratar os músculos, as articulações, os nervos, o tecido conjuntivo, o sistema circulatório e os órgãos internos, a fim de favorecer a capacidade do corpo de restabelecer e manter a saúde.

A osteopatia é baseada no princípio de que as estruturas e funções do corpo estão intimamente integradas e que o bem-estar de um indivíduo depende do funcionamento integrado e equilibrado das estruturas neurológicas, musculoesqueléticas e viscerais. No entanto, os estresses físicos e emocionais, como má postura, lesões do esporte, do trabalho e acidentes favorecem o surgimento de disfunções e restrições. Se uma das partes está limitada, as demais sofrem adaptações e compensações, levando à inflamação, à dor, à rigidez e a outros problemas de saúde.

A osteopatia, conduta centrada no paciente, baseia-se na filosofia de que o corpo possui uma capacidade de autorregeneração e autocura, e o tratamento osteopático busca identificar a causa das restrições e recuperar a função afetada. Pessoas de todas as idades, do recém-nascido ao idoso, podem consultar um osteopata e se beneficiar desse tratamento manual não invasivo.

O osteopata, estudioso de anatomia e fisiologia, compreende como os sistemas corporais se interrelacionam e se afetam mutuamente, e examina com rigor suas estruturas.

Como prática de saúde complementar (OMS), a osteopatia atua em conjunto com outras especialidades médicas e terapêuticas, como clínica médica, ortopedia, fisiatria, odontologia, obstetrícia, fisioterapia e acupuntura, oferecendo o suporte de uma abordagem singular.

Para pensar

Osteopatia é uma técnica de tratamento?

Não, é uma abordagem holística de cuidados de saúde. Consiste em uma medicina complementar geral manual e está classificada como Medicina Complementar pela Organização Mundial de Saúde (OMS) há mais...

VEJA MAIS

Possibilidades

veja mais sobre o tema