O que é

Uma das palavras mais utilizadas nos dias de hoje, “sustentabilidade” é, na verdade, um princípio simples. Significa viver dentro dos limites daquilo que o ambiente pode fornecer sem, no entanto, esgotá-lo. Sua meta é atingir a satisfação das necessidades da geração presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as suas próprias necessidades.

Para uma sociedade ser sustentável ela deve conseguir tudo o que precisa, direta ou indiretamente, do ambiente natural sem destruí-lo. Portanto, o termo carrega em si o conceito de harmonia produtiva, com a qual se torna viável atingir todos os requisitos sociais e econômicos de agora sem destruir o planeta e inviabilizar a vida de futuras gerações. Isso só é possível quando compreendemos as interconexões entre economia, sociedade e meio ambiente e buscamos uma distribuição igualitária dos recursos e oportunidades.

A sustentabilidade é, nesse sentido, uma tentativa de criar uma sociedade que viva em equilíbrio com o meio ambiente, através da gestão responsável dos recursos. Ela também significa uma inevitável e necessária mudança nos padrões de consumo das populações mais ricas, pois o planeta não seria capaz de atender a todas as nações do mundo caso fosse universalizado o padrão de consumo de países como Estados Unidos, Reino Unido ou Japão.

Explore

Próxima estação: Arte

Próxima estação: Arte

Vivencie

Palestras e Entrevistas

Édison Carlos: problemas de saneamento básico no Brasil

Édison Carlos: problemas de saneamento básico no Brasil
Guia

Joia Raiz

Joia Raiz
Palestras e Entrevistas

Odilon Claro: árvores frutíferas para espaços pequenos

Odilon Claro: árvores frutíferas para espaços pequenos

Possibilidades

veja mais sobre o tema