O que é

Poluição é qualquer tipo de contaminação de um ecossistema. Ela vai desde a bituca de cigarro jogada na calçada, passa pelos córregos e rios repletos de produtos químicos tóxicos ou resíduos provenientes dos processos industriais e do agronegócio e chega aos céus de qualquer cidade coberta de fumaça saída de fábricas, queimadas e escapamentos de automóveis.

Para piorar os efeitos desse fenômeno, a poluição é capaz de atingir paisagens que acreditamos intocadas. Mesmo a fauna e a flora dos locais mais distantes, existentes em áreas protegidas e geograficamente isoladas, são afetadas pelos resíduos criados por indústrias e cidades localizadas a centenas ou milhares de quilômetros, como no caso da chuva ácida.

Já nas grandes metrópoles, a poluição é um problema de saúde pública que afeta a todos. No entanto, ela é mais cruel com a população mais pobre, mais exposta a essa situação. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente 2 milhões de pessoas morrem em razão da poluição urbana. 

Vivencie

Palestras e Entrevistas

Paulo Saldiva fala sobre a crise da água

Paulo Saldiva fala sobre a crise da água
Palestras e Entrevistas

Paulo Saldiva: o que é racismo ambiental

Paulo Saldiva: o que é racismo ambiental

Possibilidades

veja mais sobre o tema