O que é

O conceito de agroecologia integra conhecimentos de diversas outras ciências e incorpora o saber proveniente dos povos, o qual é validado por metodologias científicas. Forma um conhecimento e uma prática que criticam a agronomia moderna, pois não se baseiam na ótica econômica e produtiva do agrobusiness.

A agroecologia é, portanto, comprometida com o uso sustentável dos recursos naturais. Ela visa criar um modelo capaz de produzir o equilíbrio entre agricultura e meio ambiente, e, ao mesmo tempo, proporcionar desenvolvimento social no campo. Em razão disso, uma de suas bases é a participação das comunidades. Isso permite a união entre saberes populares e científicos, passo fundamental para o alcance de uma agricultura mais ecológica, justa e solidária.

Em seu sentido mais amplo, a agroecologia se apresenta como uma ciência que dialoga nas diversas dimensões do convívio humano: a ecológica, a técnico-agronômica, a socioeconômica, a cultural e a sociopolítica, e vai além da produção, pois se insere em um processo sistêmico para transformar os mecanismos hegemônicos de exploração social, valorizando uma agricultura socialmente mais justa, economicamente viável e ecologicamente apropriada.

Em termos técnicos, a agroecologia propõe que todo o manejo agrícola seja baseado na busca de uma compreensão profunda e detalhada das características do ecossistema local. Isso significa trabalhar com a natureza e toda sua complexidade mineral e viva.

Essa ciência resgata, portanto, o conhecimento dos povos tradicionais, dos agricultores e a sabedoria da própria natureza, além de valorizar a autonomia do produtor agrícola com foco numa economia mais justa e solidária.

Nesse sentido, a agroecologia trabalha a terra com respeito, não utilizando agrotóxicos, cuidando do meio ambiente e preservando a diversidade cultural e biológica das diferentes regiões do Brasil.

Para pensar

A agroecologia é a solução contra fome?

Mesmo com os avanços da agricultura industrial, ainda há milhares de pessoas que passam fome no planeta. Além disso, o custo ecológico da agricultura industrial é enorme. O uso desenfreado de p...

VEJA MAIS

Possibilidades

Nosso Consumo

veja mais sobre o tema