O que é

A produção orgânica é um sistema que emprega métodos biológicos de fertilização e controle de pestes. Foi iniciada pelo britânico Albert Howard na primeira metade do século 20. Nesse tipo de agricultura não são utilizados fertilizantes químicos ou pesticidas. De certa forma, os produtos orgânicos representam uma alternativa ao agronegócio feito com uso intensivo de agroquímicos. O controle das pragas nas fazendas orgânicas é feito através de métodos preventivos como rotação de culturas e o plantio de espécies companheiras capazes de eliminar pragas.

Segundo o Ministério da Agricultura, ela pretende “promover qualidade de vida com proteção ao meio ambiente”. Sua produção é toda voltada para não colocar em risco a saúde das pessoas ou que seja prejudicial à natureza.

Em função dessa constante preocupação, ela desenvolve novas tecnologias, as quais sempre buscam ser apropriadas às realidades do solo, à topografia, ao clima, ao acesso à água. Isto é, a agricultura orgânica respeita ao utilizar da melhor maneira possível a  biodiversidade na qual ela está inserida.

Vivencie

Palestras e Entrevistas

Algodão orgânico

Algodão orgânico

Possibilidades

veja mais sobre o tema