O que é

A moradia é um direito de todo cidadão brasileiro, segundo o parágrafo o artigo 6º da Constituição Federal e a Declaração Universal dos Direitos Humanos da ONU. Todos nós podemos exigir um local seguro para viver, no qual exista fornecimento de água e luz, coleta de esgoto e de lixo. Morar bem significa ter acesso fácil aos transportes públicos e todos os outros serviços prestados pelo Estado como saúde e educação. Uma moradia digna é fundamental para que famílias possam viver de maneira estruturada.

Moradias precárias e insalubres representam um risco para as pessoas que as habitam. Elas também impedem o desenvolvimento humano e social de um país. Portanto, ter um lugar para viver não significa apenas ter um abrigo formado por paredes e telhados. Uma moradia deve ser um local onde todas as condições para a sobrevivência humana estejam garantidas. Para tal, é necessária que a casa tenha infraestrutura completa. Sem isso não há qualidade de vida.

Segundo o último Censo do IBGE, apenas 52,5% dos domicílios brasileiros são considerados adequados. Para o instituto, uma moradia adequada deve possuir abastecimento de água por rede geral, esgotamento sanitário por rede geral ou fossa séptica, coleta de lixo direta ou indireta e, no máximo, dois moradores por dormitório.

As casas que habitamos formam as cidades, as quais, por sua vez, representam a maior criação humana e nossa mais profunda intervenção no espaço geográfico e na natureza. Megalópoles como São Paulo são tão poderosas e gigantescas que alteram não só a paisagem, mas também o clima da região onde estão inseridas.

No Brasil, a urbanização é marcada pela falta de planejamento. Isso afeta profundamente a qualidade das nossas moradias.  Para se viver bem, a casa deve necessariamente responder a todas as disposições existentes na Constituição Federal, a qual prevê como princípios fundamentais de uma habitação adequada o acesso à dignidade humana o direito à intimidade e à privacidade. A casa de qualquer cidadão brasileiro deve é um asilo inviolável.

Vivencie

Palestras e Entrevistas

Como cuidar corretamente das suas plantas

Como cuidar corretamente das suas plantas
Aula e Curso

Horta vertical com tijolos

Horta vertical com tijolos
Aula e Curso

Como fazer um terrário com suculentas

Como fazer um terrário com suculentas

Possibilidades

veja mais sobre o tema