O que é

O cuidado com a limpeza das louças é importante para um convívio sadio. Utilizar materiais ecologicamente corretos e pouca quantidade de água ajuda na manutenção de um ambiente sustentável.

O termo louça refere-se, mais popularmente, a toda aparelhagem necessária para servir alimentos ou bebidas, seja de cerâmica, porcelana, aço ou plástico. Pela praticidade e tradição, o método mais comum para lavagem é o manual. Contudo, a crescente preocupação com os impactos de qualquer atividade humana colocaram esse simples ato em xeque. Segundo estudos da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), deixar a torneira meio aberta durante quinze minutos ao lavar a louça pode desperdiçar até 117 litros de água. Atitudes como acumular louça, diminuir a quantidade de água corrente, fazer pré-lavagem, entre outras, minimizam o desperdício.

Atualmente, muito se discute a respeito da utilização de máquinas de lavar louças. Segundo estudos, elas consomem seis vezes menos água e produtos de limpeza quando comparadas à lavagem manual. Em termos financeiros, o montante economizado em água supera o de energia.

A economia não é só de água, energia elétrica e dinheiro, mas também de tempo. Estima-se em 300 horas o tempo médio anual gasto por uma pessoa para lavar louça. Esse tempo pode ser aproveitado em atividades mais úteis e prazerosas. Como se vê, a sustentabilidade está em todos os aspectos.

Algumas empresas estão em etapas avançadas de estudos para criar equipamentos de lavagem de louças com jato de ar, técnica que utiliza menos detergente e nenhuma quantidade de água.

Possibilidades

veja mais sobre o tema