O que é

Nas cidades atuais, uma residência convencional necessita de energia. Ela é importante para o funcionamento de aparelhos eletroeletrônicos, iluminação, cozinha e aquecimento. A eletricidade é predominantemente a fonte mais empregada. O gás encanado, por sua vez, está ganhando espaço, principalmente em apartamentos, em razão da estrutura já instalada e do espaço limitado.

O consumo doméstico deve ser orientado pela necessidade. Contudo, atitudes como secar roupas na parte traseira do refrigerador ou tomar banho quente em horário de pico se tornam corriqueiras por força de hábito ou falta de informação.

Reduzir o tempo de banho, aproveitar melhor a iluminação natural e utilizar fogo baixo ao cozinhar são exemplos de pequenas ações que podem ajudar a economizar no final do mês. É possível ainda adotar opções como painéis ou aquecedores que aproveitam a luz solar.

A preocupação com o meio ambiente e a redução de gastos desnecessários são dois aspectos importantes na diminuição do consumo de eletricidade em uma casa. Energia e dinheiro são recursos finitos e por isso devem ser tratados com sabedoria.

Possibilidades

veja mais sobre o tema