O que é

Organização é a disposição eficiente de objetos ou recursos para tornar um processo ou ambiente agradável, seguro, limpo e eficiente com base em três requisitos: função (finalidade), saúde e estética.

Um quarto, por exemplo, só será adequado ao repouso se as condições mínimas de iluminação, ruído e mobiliário forem atendidas. Com a boa disposição de itens, garantem-se também os padrões básicos de saúde, pois sem o acúmulo de materiais, evita-se o aparecimento vetores de doenças.

A organização dos ambientes proporciona também uma melhor sensação estética. De acordo com a tradição milenar chinesa do feng shui, a harmonização dos ambientes pode trazer paz, alegria e prosperidade.

Há quem acredite que um sistema de padronização e procedimentos pode tornar o dia a dia metódico e menos espontâneo, além de não ter relação com a qualidade de vida familiar. Contudo, planejar melhor a própria vida pode trazer mais e melhores possibilidades de divertimento e momentos felizes, já que uma pessoa organizada aumenta a produtividade de suas tarefas e dispõe de mais tempo para si e para os outros.

Possibilidades

veja mais sobre o tema