O que é

Todos os móveis e eletrodomésticos produzidos com o menor impacto possível no meio ambiente podem ser enquadrados no conceito de mobiliário sustentável. Dessa forma, viver em uma casa bem planejada é muito importante. Um bom projeto arquitetônico, além de proporcionar melhor aproveitamento da área construída, economia de recursos, também deve se preocupar com o processo no qual o mobiliário e os eletrodomésticos foram feitos. Quanto menos prejudicial à natureza, mais sustentável será a mobília — conjunto de móveis de serviço ou adorno de um ambiente.

O mobiliário sustentável é fundamental para uma convivência equilibrada e harmoniosa. Além disso, a utilização desse conceito cumpre finalidades estéticas e funcionais. A preocupação não pode se limitar apenas na utilização de matérias-primas naturais e certificadas. Todo processo de fabricação deve ser ecologicamente correto, sem deixar de buscar a criação de objetos dotados de beleza e funcionalidade.

Existem atualmente muitas opções para decoração de ambientes com móveis sustentáveis. Artigos que tinham como destino o lixo são reformados, reutilizados e podem se transformar em objetos com design e funcionalidades novas. A reutilização e o reaproveitamento de móveis antigos também são boas soluções. No caso de aparelhos eletroeletrônicos, é recomendável utilizar os que possuam a certificação Procel de economia de energia.

Possibilidades

veja mais sobre o tema