O que é

Harmonia refere-se à disposição e relação equilibrada de diversos elementos de modo a oferecer um resultado agradável de percepção. Desde a combinação de peças de roupas até a alimentação, ela se faz presente mesmo sem percebermos.

Quando se trata de moradia, a harmonização é importante em razão de dispor e relacionar equilibradamente os diversos elementos da casa para oferecer um resultado agradável de percepção e convivência. Os melhores interiores são aqueles em que não há incoerência evidente entre os diversos elementos que formam a totalidade. Isso envolve elaborar projetos que abordem questões como segurança, acessibilidade, iluminação, entre outros.

Uma corrente de pensamento que trata da harmonização de um espaço é o feng shui. Originado na China e baseado na relação entre cinco elementos (água, fogo, madeira, metal e terra) e o equilíbrio entre o yin e o yang, princípio de dualidade e inter-relação que rege o universo, ele busca preservar as boas influências e reduzir efeitos nocivos alterando a arquitetura, as cores, as formas e o posicionamento de objetos em um ambiente.

Nesse mesmo conceito, o vastu shastra, antiga doutrina indiana, determina que as construções sagradas e de moradia devem estar em equilíbrio com os cinco elementos naturais fundamentais (terra, ar, fogo, água e éter) e respeitar a divisão do espaço em quadrados que possuem funções especiais.

Mesmo diferentes, o feng shui e o vastu shastra têm como finalidade harmonizar e tornar agradável qualquer ambiente. As duas correntes têm fortes raízes culturais e são conhecidas mundialmente.

Possibilidades

veja mais sobre o tema