O que é

Com origem na década de 1960, a Permacultura ainda é pouca conhecida em nossos tempos. Baseada em princípios de convivência harmônica com o meio, traz uma série de técnicas e propostas para aperfeiçoar nossa ação no planeta estabelecendo uma parceria com a natureza e não apenas o usufruto e a exploração da mesma. O conhecimento e principalmente a prática desses princípios resulta na busca de uma produção sustentável de alimentos.

A permacultura visa, portanto, usar a paisagem natural da melhor forma possível sem agredir o meio ambiente. Sua filosofia pretende amadurecer o nosso olhar e torná-lo capaz de transformar integralmente nossa relação com o mundo.

O propósito final da permacultura é desenvolver uma produção capaz de atender as necessidades dos habitantes de uma determinada região com comida, abrigo, combustível e entretenimento.

Portanto, a permacultura é uma maneira mais ética de produzir alimentos e de habitar o planeta. Ela busca entender o funcionamento da natureza ao nosso redor e retirar dela, através de um trabalho de design ambiental e da observação dos ciclos naturais, uma produção agrícola totalmente sustentável.

Essa prática baseia-se na noção de que é possível viver no planeta sem destruí-lo. Permacultura significa “cultura permanente”, em razão disso seu objetivo é conseguir sustentar a geração atual e as que estão por vir. Portanto, a permacultura é uma procura constante de estabilidade, a qual só se tornará viável, segundo os praticantes desse tipo de produção, com uma agricultura biodiversa e integrada à natureza.

Vivencie

Guia

Espaço Humanaterra

Espaço Humanaterra

Possibilidades

veja mais sobre o tema