O que é

A geobiologia é a ciência que trata das relações entre a vida e a evolução geológica do planeta. Ela é um campo relativamente novo de pesquisa que se concentra na interface entre a Terra e as ciências da vida. Seus estudos incluem áreas como geologia, biologia, química, geoquímica, paleobiologia (estudo dos fósseis) e, mais recentemente, genética molecular e genômica.

Para a geobiologia, a vida deixou a sua marca na atmosfera, na hidrosfera e na litosfera. Em contrapartida, esses sistemas também deixaram as suas próprias assinaturas na vida e na maneira como ela evoluiu.

É, dessa forma, uma disciplina científica em que os princípios da biologia são aplicados aos estudos da Terra. Esse tipo de pensamento ganhou espaço nas academias e nos debates internacionais a partir da década de 1970 com a difusão das ideias do cientista inglês James Lovelock (1919), principalmente sua hipótese de Gaia, teoria que fornece suporte científico para a interconectividade da vida no globo terrestre.

Geobiologia, portanto, é resultado de observações científicas que indicam a existência de interações entre os processos biológicos e a superfície da Terra. Tomemos, por exemplo, o carbono (C), elemento definidor da vida. Dentro da biosfera, que pode ser entendida como a soma de todos os elementos que constituem e tornam possível nossa existência no planeta, o carbono existe em várias formas. Ele está presente na atmosfera, na vida marinha, na água, no solo e em uma enorme variedade de moléculas e organismos.

Sem a presença de carbono, não seria possível, por exemplo, que as plantas fizessem fotossíntese, processo pelo qual absorvem dióxido de carbono da atmosfera e liberam oxigênio, o que, por sua vez, permite a nossa existência. Toda essa interação transforma constantemente o planeta. Os seres humanos também são responsáveis por mudanças no ciclo de carbono da Terra. Desde a Revolução Industrial, nós oxidamos matéria orgânica sedimentar (por meio da queima de combustíveis fósseis) a taxas muito mais elevadas que em épocas anteriores. Essa dinâmica altera a biosfera e afeta a vida na Terra. Todos esses processos são objetos de estudo da geobiologia.

Possibilidades

veja mais sobre o tema