O que é

Se considerarmos o termo "medicina" de maneira mais tradicional é possível afirmar que ele se refere a toda ciência voltada para o diagnóstico, o tratamento e a prevenção de doenças. Portanto, sua função primordial é aliviar o sofrimento humano. Atualmente, essa área do conhecimento humano congrega pesquisa, ensino e assistência aos pacientes. Segundo a resolução do Conselho Regional de Medicina, alguns de seus princípios fundamentais são:

1. A medicina é uma profissão a serviço da saúde do ser humano e da coletividade e será exercida sem discriminação de nenhuma natureza.

2. O alvo de toda a atenção do médico é a saúde do ser humano, em benefício da qual deverá agir com o máximo de zelo e o melhor de sua capacidade profissional.

3. Para exercer a medicina com honra e dignidade, o médico necessita ter boas condições de trabalho e ser remunerado de forma justa.

4. Ao médico cabe zelar e trabalhar pelo perfeito desempenho ético da medicina, bem como pelo prestígio e bom conceito da profissão.

5. Compete ao médico aprimorar continuamente seus conhecimentos e usar o melhor do progresso científico em benefício do paciente.

6. O médico guardará absoluto respeito pelo ser humano e atuará sempre em seu benefício. Jamais utilizará seus conhecimentos para causar sofrimento físico ou moral, para o extermínio do ser humano ou para permitir e acobertar tentativa contra sua dignidade e integridade.

7. O médico exercerá sua profissão com autonomia, não sendo obrigado a prestar serviços que contrariem os ditames de sua consciência ou a quem não deseje, excetuadas as situações de ausência de outro médico, em caso de urgência ou emergência, ou quando sua recusa possa trazer danos à saúde do paciente.

8. O médico não pode, em nenhuma circunstância ou sob nenhum pretexto, renunciar à sua liberdade profissional, nem permitir quaisquer restrições ou imposições que possam prejudicar a eficiência e a correção de seu trabalho.

9. A medicina não pode, em nenhuma circunstância ou forma, ser exercida como comércio.

10. O trabalho do médico não pode ser explorado por terceiros com objetivos de lucro, finalidade política ou religiosa.

Portanto, a medicina é um mecanismo voltado para a manutenção da saúde, a qual, por sua vez, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é definida pelo “completo estado de bem-estar físico, mental e social, e não simplesmente a ausência de enfermidade”. Em razão disso, a prática da medicina tem uma intrínseca relação com o desenvolvimento tecnológico, com a difusão do conhecimento e com inúmeras áreas de pesquisa. Porém, a mais importante função da medicina é oferecer qualidade de vida para a população.

Vivencie

Palestras e Entrevistas

Victoria Maizes e Lorenzo Cohen: mudança de hábito | Saúde Namu #04

Victoria Maizes e Lorenzo Cohen: mudança de hábito | Saúde Namu #04
Palestras e Entrevistas

Esther Sternberg: a força do estresse | Saúde Namu #03

Esther Sternberg: a força do estresse | Saúde Namu #03
Palestras e Entrevistas

Médico obstetra Eliezer Berenstein fala sobre parto normal e cesárea no Brasil

Médico obstetra Eliezer Berenstein fala sobre parto normal e cesárea no Brasil

Possibilidades

Medicina

veja mais sobre o tema