Principais obras

Atualmente, com a idéia de acupuntura integrativa, uma vasta literatura está disponível na internet e livrarias. Ela vai desde obras para leigos até complexos manuais voltados para os profissionais da área. Porém, a maioria das obras clássicas sobre acupuntura são textos sem autor, data definida. Muitas delas integram coletâneas de outras obras ou até de relatos contados oralmente por várias gerações. Entre as mais importantes, estão:

Tao Te King

Obra composta por curtos poemas que fala da origem da vida e de nossa relação com o mundo. Traduzido como o Livro do Caminho e da Virtude. Foi escrito entre 350 e 250 a.C. Sua autoria é atribuída a Lao Tze.

Huang Di Nei Jing 

Clássico de medicina interna do Imperador Amarelo, é conhecido também como o Cânone da Medicina. Aborda as principais teorias da medicina tradicional chinesa. Sua autoria é atribuída a um grupo de médicos da dinastia Chou, entre 721-256 a. C.

Shen Nong Ben Cao 

Clássico de fitoterapia do deus da agricultura. A autoria é atribuída à lendária figura de Shen Nong. Compilado entre 300 a.C. e 200 d.C., possui três volumes e menciona 365 medicamentos fitoterápicos.

Nan Jing 

Conhecido como o Clássico dos Problemas Difíceis ou Clássico das Dificuldades. Foi escrito provavelmente na dinastia "Qin", de 221 a.C. a 206 a.C. Compila os conhecimentos da medicina tradicional chinesa até então.

Zheng Jiu Jia Yi Jing 

Clássico da acupuntura e moxabustão de autoria de Huang Fu Mi, escrito entre os anos de 210 e 285. Fala das duas técnicas do título.

Mai Ching 

De autoria de Wang Shu Hé, foi escrito entre os anos de 215 a.C e 282 a.C. Versa sobre a padronização do diagnóstico do pulso.

Zheng Jiu Da Cheng 

Grande compêndio de acupuntura e moxabustão. Escrito por Yang Ji Zhou entre 1522 e 1620.

 

Vivencie

Palestras e Entrevistas

Kléber Dutra: fisioterapia holística

Kléber Dutra: fisioterapia holística
Guia

Escola Oriental de Massagem e Acupuntura

Escola Oriental de Massagem e Acupuntura
Palestras e Entrevistas

Beleza pela acupuntura

Beleza pela acupuntura

Para pensar

O tratamento de acupuntura pode ser feito sem agulhas?

Existem formas de acupuntura que não utilizam agulhas. Na moxabustão, por exemplo, o tratamento é feito com sucção por ventosas e plantas como a artemísia, que são aquecidas e aplicadas na pele do p...

VEJA MAIS

Possibilidades

Medicina Tibetana

veja mais sobre o tema