Principais nomes

Huang Di (O Imperador Amarelo, a quem se atribui a autoria do “Nei Jing”). Há uma lenda que conta que o Imperador Amarelo (Huang DI) chamava a si mesmo “o supremo comandante do universo”. Ele ocupava o centro, levou-o a ensinar aos homens o cultivo dos grãos (trigo, sésamo etc) o que deu a ele o titulo de “Deus da Agricultura” (Shen Nong).

HUANG DI NEI JING: Clássico da Medicina Interna do Imperador Amarelo: escrito por um dos imperadores que originaram a medicina Tradicional Chinesa e a acupuntura. O Nei Jing contém um detalhado conhecimento de anatomia, fisiologia, patologia, diagnóstico e tratamento.  E também trata de assuntos tais como metereologia, astrologia e calendário. O livro consiste em 2 seções: A- Su Wen (Questões Simples) ® 9 volumes e 81 capítulos. B- O Ling Shu ® 81 capítulos. A importância deste autor e seu texto pode ser resumida: cria uma teoria dos canais e colaterais (jing Luo); utiliza-se da teoria do yin-yang e dos 5 elementos em suas aplicações clínicas; designa a natureza e tipos de Qí; descreve as funções dos Órgãos e Vísceras da Medicina Tradicional Chinesa (Zang Fu) e suas patologias; determina a localização de 160 pontos de acupuntura e seus nomes; generaliza e resume a descrição e uso dos 9 tipos de agulhas; define as funções dos pontos e suas contra-indicações; introduz acerca das técnicas de inserção de agulha e sobre os métodos de tonificação e sedação; descreve o tratamento de várias doenças.

Hua Tuo (141 d.C - 208 d.C) foi pioneiro na aplicação da anestesia herbária a operações cirúrgicas, ficou conhecido por utilizar apenas 1 ou 2 acupontos para tratar doenças e ter pesquisado sobre a sensação de propagação do estimulo da agulha.

Vivencie

Palestras e Entrevistas

Kléber Dutra: fisioterapia holística

Kléber Dutra: fisioterapia holística
Guia

Escola Oriental de Massagem e Acupuntura

Escola Oriental de Massagem e Acupuntura
Palestras e Entrevistas

Beleza pela acupuntura

Beleza pela acupuntura

Para pensar

O tratamento de acupuntura pode ser feito sem agulhas?

Existem formas de acupuntura que não utilizam agulhas. Na moxabustão, por exemplo, o tratamento é feito com sucção por ventosas e plantas como a artemísia, que são aquecidas e aplicadas na pele do p...

VEJA MAIS

Possibilidades

Medicina Tibetana

veja mais sobre o tema