O que é

Qi: A medicina tradicional chinesa (MTC), sistema no qual está inserida a acupuntura, se baseia na seguinte ideia: uma energia, chamada de qi (pronuncia-se "tchi"), flui ao longo de caminhos no corpo chamados de meridianos. Neste conceito, se o fluxo de qi ao longo destes meridianos é bloqueado ou tem algum tipo de desequilíbrio, uma doença pode ocorrer. A acupuntura utiliza pontos específicos do corpo, os pontos de acupuntura ou acupontos, situados nos meridianos, para reequilibrar a energia qi.

Acupuntura em termos técnicos: Muitos autores tentam explicar a acupuntura por modelos ocidentais. Disso derivam informações importantes. Por exemplo, o ponto de acupuntura difere anatomicamente e histologicamente da pele ao seu redor. A epiderme, nesses pontos, é mais rica em terminações nervosas livres. Os pontos de acupuntura são na sua maioria “perfurações” da fáscia corporal superficial, de onde emerge um feixe vásculo nervoso em direção à derme, e que nos lugares aonde não existe a fáscia (face, dedos, calcanhar etc), os feixes vásculo nervosos dérmicos se aprofundam em direção à camada músculo aponeurótica.

Outros autores relatam que o estímulo da acupuntura ativa terminações sensoriais cutâneas e que as informações resultantes deste estímulo acionam pelo menos duas vias neurais centrais (sistema nervoso central). Ainda temos aqueles que afirmam que o estímulo da acupuntura está relacionado com uma ação ao nível energético, neural e humoral do organismo. O mais interessante de se notar é que muitas das mais modernas ciências, com todas as suas sofisticações tecnológicas, explicam ou tentam explicar, ou ainda confirmam, conhecimentos chineses de milênios atrás, que eram formulados somente pela observação e raciocínio.

Vivencie

Palestras e Entrevistas

Kléber Dutra: fisioterapia holística

Kléber Dutra: fisioterapia holística
Guia

Escola Oriental de Massagem e Acupuntura

Escola Oriental de Massagem e Acupuntura
Palestras e Entrevistas

Beleza pela acupuntura

Beleza pela acupuntura

Para pensar

O tratamento de acupuntura pode ser feito sem agulhas?

Existem formas de acupuntura que não utilizam agulhas. Na moxabustão, por exemplo, o tratamento é feito com sucção por ventosas e plantas como a artemísia, que são aquecidas e aplicadas na pele do p...

VEJA MAIS

Possibilidades

Medicina

Medicina Tibetana

veja mais sobre o tema