Na prática

“Como funcionaria a acupuntura?” Essa pergunta é feita e respondida no site do NCCAM (National Center for Complementary and Alternative Medicine) do NIH (National Institutes of Health). Segundo o instituto, “propõem-se que acupuntura produz seus efeitos através de regulação do sistema nervoso, favorecendo a atividade de bioquímicos analgésicos como as endorfinas e células do sistema imunitário em locais específicos do corpo. Além disso, estudos mostraram que a acupuntura pode alterar a química cerebral modificando a liberação de neurotransmissores e neuro-hormônios, afetando assim as partes do sistema nervoso central, relacionadas com a sensação e as funções involuntárias do organismo, como as reações imunitárias e processos que regulam a pressão arterial, fluxo sanguíneo e temperatura corporal.”

Agulhas e calor: A acupuntura é um procedimento terapêutico baseado na introdução de finas agulhas metálicas ou estimulação pelo calor (moxa = queima de ervas, principalmente a artemísia, para a produção do calor) de certos pontos da pele.

Inserção: Após a melhor localização anatômica do ponto, seja pela descrição anatômica, pelo aumento de sensibilidade ou “palpação” do ponto, podemos fazer a inserção. O que determinará que a inserção da agulha se deu realmente em um ponto de acupuntura, será a “sensação da acupuntura” ou “tei qi”, uma sensação de parestesia (formigamento, choque ou sensação de peso) sentida pelo paciente. As agulhas ficam inseridas no paciente de quinze a trinta minutos e podem ser manipuladas na forma de rotação ou pistonamento, para aumentar a ação de reequilíbrio energético.

Vivencie

Palestras e Entrevistas

Kléber Dutra: fisioterapia holística

Kléber Dutra: fisioterapia holística
Guia

Escola Oriental de Massagem e Acupuntura

Escola Oriental de Massagem e Acupuntura
Palestras e Entrevistas

Beleza pela acupuntura

Beleza pela acupuntura

Para pensar

A acupuntura produz efeitos colaterais?

Segundo o FDA (Food and Drug Administration), órgão que regula a venda de medicamentos nos Estados Unidos, o tratamento com acupuntura pode oferecer riscos. Por isso, todo acupunturista deve utiliza...

VEJA MAIS

Possibilidades

Medicina Tibetana

veja mais sobre o tema