Histórico

A medicina tradicional chinesa (MTC) tem na acupuntura o seu ramo mais conhecido. Os registros de tratamento com agulhas existem há cinco mil anos. Foi quase toda desenvolvida pela observação das leis da natureza e centrada para o tratamento do homem, ou no máximo, de animais de trabalho.

Muito antigamente, na nova Idade da Pedra, pedras redondas (pedras Bian) eram aquecidas e comprimidas (massageadas) em certas áreas do corpo. Primitivos pedaços pontiagudos de pedra foram encontrados em antigas tumbas escavadas na Mongólia e Hunan.

Achados arqueológicos como agulhas de pedra e bambu já foram encontrados, muitos deles da Dinastia Shang (1.766 - 1.123 a.C). Além disso, desenhos em rochas de pessoas tratadas e escritos em fragmentos de rocha ou folhas de bambu. Lembramos que o papel só foi inventado no século I (97 d.C.), o que permitiu o aumento desses registros.

Todos reconhecem a China Antiga como o berço da acupuntura. Fica difícil separar a história da acupuntura da história daquela região. Certo é que os chineses desenvolveram uma forma de tratamento capaz de respeitar o convívio do homem com as condições da natureza ao seu redor.

Vivencie

Palestras e Entrevistas

Kléber Dutra: fisioterapia holística

Kléber Dutra: fisioterapia holística
Guia

Escola Oriental de Massagem e Acupuntura

Escola Oriental de Massagem e Acupuntura
Palestras e Entrevistas

Beleza pela acupuntura

Beleza pela acupuntura

Para pensar

A acupuntura produz efeitos colaterais?

Segundo o FDA (Food and Drug Administration), órgão que regula a venda de medicamentos nos Estados Unidos, o tratamento com acupuntura pode oferecer riscos. Por isso, todo acupunturista deve utiliza...

VEJA MAIS

Possibilidades

Medicina Tibetana

veja mais sobre o tema