Criação

Contam-se histórias, oralmente e sem autores definidos, de que a técnica da acupuntura veio da tentativa e erro. Por exemplo: dois caçadores estavam andando, quando acidentalmente um deles disparou seu arco e a flecha foi acertar o calcanhar do companheiro, que desde aquele ocorrido, passou a não ter mais as dores nas costas que tinha antes. Portanto eles observaram que a ação da flecha naquele ponto poderia ser usada como terapia para dor nas costas.

As linhas filosóficas do taoísmo e do confucionismo embasaram muitos pensamentos da medicina tradicional chinesa, onde o homem precisaria viver em uníssono com a natureza para não adoecer. Precisaria respeitar os ensinamentos do yin-yang, onde uma única energia tinha dois pólos contrários mas complementares, que não existiriam em separado.

Depois veio, derivada do pensamento do yin-yang, a ideia dos cinco elementos ou cinco movimentos, onde combinações específicas de yin-yang seriam representadas por constituições “modelos” ou tipologias, mas que estariam todas presentes em nós, em partes diferentes entre elas. Mais modernamente estes pensamentos evoluíram para as substâncias vitais e os órgãos e vísceras, permitindo entender como energias diferentes teriam ações específicas em determinados órgãos. Estes tópicos podem ser mais modernamente explicados à luz da nossa fisiologia, como comentamos a seguir.

Vivencie

Palestras e Entrevistas

Kléber Dutra: fisioterapia holística

Kléber Dutra: fisioterapia holística
Guia

Escola Oriental de Massagem e Acupuntura

Escola Oriental de Massagem e Acupuntura
Palestras e Entrevistas

Beleza pela acupuntura

Beleza pela acupuntura

Para pensar

A acupuntura produz efeitos colaterais?

Segundo o FDA (Food and Drug Administration), órgão que regula a venda de medicamentos nos Estados Unidos, o tratamento com acupuntura pode oferecer riscos. Por isso, todo acupunturista deve utiliza...

VEJA MAIS

Possibilidades

Medicina Tibetana

veja mais sobre o tema