Atualidade

Com o advento da acupuntura em outros países, principalmente da América do Norte e Europa, vivenciamos um “renascimento” e disseminação das práticas de acupuntura pelo mundo. Hoje, é possível falar de acupuntura integrativa, ou seja, uma junção da técnica milenar chinesa às práticas ocidentais. Já foi o tempo de chamarmos a acupuntura de alternativa ou complementar.

Nos últimos anos, o grau de profundidade atingido no conhecimento da fisiologia da acupuntura e o entendimento de alguns mecanismos de ação trouxeram a necessidade de se empreender uma atualização das bases teóricas, e uma consequente renovação na prática do método.

Em razão desse crescente interesse, em junho de 1979, a Organização Mundial da Saúde, organizou um simpósio sobre acupuntura em Pequim, na China, do qual participaram especialistas de diversos países. Nesse encontro foi produzida uma lista de 43 tipos de doenças que poderiam ser tratadas com acupuntura. No entanto, essa lista foi muito questionada por médicos e pesquisadores.  Confira algumas doenças dessa lista:

Vivencie

Palestras e Entrevistas

Kléber Dutra: fisioterapia holística

Kléber Dutra: fisioterapia holística
Guia

Escola Oriental de Massagem e Acupuntura

Escola Oriental de Massagem e Acupuntura
Palestras e Entrevistas

Beleza pela acupuntura

Beleza pela acupuntura

Para pensar

O tratamento de acupuntura pode ser feito sem agulhas?

Existem formas de acupuntura que não utilizam agulhas. Na moxabustão, por exemplo, o tratamento é feito com sucção por ventosas e plantas como a artemísia, que são aquecidas e aplicadas na pele do p...

VEJA MAIS

Possibilidades

Medicina

veja mais sobre o tema