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Três técnicas de respiração para melhorar sua saúde

Estresse, ansiedade, angústia e agitação são alguns dos problemas que podem ser amenizados com os pranayamas

Luana Viegas

A respiração é uma das ações mais importantes do corpo humano. Pense: é possível ficar dias sem comer e sem beber água, mas não sem respirar. O ato de inalar e expirar é necessário para oxigenar as células e eliminar o gás carbônico, mas não só isso. Na medicina ayurvédica, antigo sistema medicinal indiano, acredita-se que a respiração correta é capaz de curar e prevenir sérios problemas de saúde, além de purificar e energizar todo o corpo. Para isso, utilizam os pranayamas.

Prana é energia vital, é o que dá força e vida para as células e órgãos. Pranayamas são técnicas de respiração que auxiliam a controlar essa potência, ou seja, que harmonizam o corpo e a mente. “Esses exercícios nos ajudam a captar o prana da maneira correta. Purificam os condutos energéticos, para que a nossa fisiologia possa realmente assimilar esse imenso poder do universo”, declara a especialista Márcia De Luca em entrevista exclusiva ao Portal Namu.

Equilibrar o prana é essencial para ter qualidade de vida. A medicina ayurvédica diz que o ser humano só terá saúde quando tiver conexão interna com esse prana. Porém, nem sempre é possível manter essa harmonia, já que o dia a dia pode não ser como o esperado.

Estímulos externos como estresse, competividade, ansiedade, correria, agitação, angústia e o excesso (não importa do que for), são fortes influências que enfraquecem o prana. Por isso é importante praticar pranayamas todos os dias em um local mais reservado e sem interferências. “Quando nos aquietarmos e trouxermos calma para nossa vida, essa qualidade do prana, sem dúvida, vai melhorar”, reforça De Luca.

Quer aprender a controlar a energia vital e saber mais sobre pranayamas? Continue leitura!

Como praticar pranayamas

Umas das principais dicas é realizar os pranayamas após os processos de limpeza (kriyas) e posturas (asanas). O local deve ser tranquilo e a roupa confortável. Nada de odores fortes e nem sons altos externos. Saiba como iniciar a prática das técnicas de respiração aqui.

Aula de pranayama

Bhastrika

Nesta aula, a professa Márcia de Luca ensinará a técnica de respiração bhastrika, também conhecida como respiração do fole acelerado. A prática constante energiza o corpo, estimula a circulação sanguínea e os órgãos e melhora a digestão. Saiba como realizar o pranayama aqui.

Nadi shodhana

Nesta aula, você aprenderá o pranayama nadi shodhana, também conhecido como respiração das narinas alternadas. Essa técnica é ideal para aliviar sintomas de nervosismo e acalmar a mente. Também é indicado para a desobstrução das vias nasais, o que melhora a respiração, e problemas circulatórios. Saiba como realizar o pranayama aqui.

Kapalabhati

Para terminar, nesta aula a professora ensinará o pranayama kapalabhati, exercício respiratório do crânio brilhante, que estimula a digestão e ajuda no funcionamento do fígado. A técnica também é boa para quem possui diabetes. Saiba como realizar o pranayama aqui.

Antes de praticar qualquer pranayama, é preciso ter o aval do médico, já que pessoas com pressão alta, convalescentes de cirurgias e grávidas não são liberadas para realizar certos tipos de exercícios.

Agora que já sabe mais sobre pranayamas, que tal iniciar a prática de yoga? A plataforma Namu Cursos oferece inúmeras aulas online, ótimas para quem deseja desfrutar de todos os benefícios do yoga e da meditação sem sair de casa. Acesse os cursos de yoga aqui.