Namu é

Conheça mais sobre o NAMU

Saiba mais sobre

Três técnicas de massagem para aliviar dores e relaxar

Essas práticas milenares são capazes de estimular a circulação sanguínea e fortalecer o sistema imunológico

secondfromthesun0 / Pixabay / CC0 Creative Commons

Não é novidade que o corpo humano é vulnerável a estímulos externos. Toques, sons, palavras, cheiros, cores, tudo pode interferir no bem-estar e gerar sensações e ações que, muitas vezes, não são as melhores. Esquivar-se de pesos e tensões que são gerados no dia a dia pode até parecer fácil, mas não é. E uma das formas de se livrar de toda a pressão acumulada com as tarefas cotidianas é a massagem.

A massagem é uma técnica antiga que consiste em pressionar (aplicar força) sobre o corpo. Com ela, é possível ativar o sistema nervoso, estimular a circulação sanguínea, aumentar a elasticidade da pele, melhorar o sistema imunológico, diminuir a pressão arterial, desintoxicar o organismo e aliviar sintomas de estresse e ansiedade, além das dores musculares. Todos esses benefícios são comprovados cientificamente, o que significa que a massagem é muito mais do que uma simples prática, é uma terapia.

Os movimentos podem ser leves ou mais pesados, lentos ou mais rápidos. A verdade é que isso não importa, desde que a técnica for bem aplicada e de acordo com as necessidades de quem a recebe.

Uma pessoa que busca relaxamento, pode encontrar o que deseja em uma massagem relaxante. Já quem sofre com alguma doença específica, pode obter na terapêutica um alívio maior. Por isso, antes de se submeter a qualquer uma, é preciso pesquisar sobre cada tipo, assim conseguirá o efeito tão esperado.

Quer conhecer um pouco mais e aprender o passo a passo de três tipos de massagem? Confira:

Massagem thai

A massagem thai tem mais de 2500 anos. A prática tem influência do yoga e do tai chi e proporciona inúmeros benefícios, tanto para quem a recebe quanto para quem a realiza. De acordo com o massoterapeuta Javier Sunder, “a massagem é parte da meditação, é uma medicina para o copo que também atinge planos mentais e espirituais”.

O método não utiliza óleos, mas proporciona um grande bem-estar, logo na primeira sessão é possível sentir o corpo relaxado. A massagem ainda atua no sistema nervoso e ajuda a estimular os pontos de energia, também conhecidos como chacras.

Aprenda a fazer a massagem aqui.

Massagem ayurvédica - método Kusum Modak

Essa técnica indiana foi desenvolvida por Kusum Modak, que fez um casamento entre o método Iyengar yoga e a massagem tradicional. Cada sessão é especificamente para a pessoa que recebe, ou seja, tem a visão do ser como único. Além disso, trabalha as articulações, circulação sanguínea e, diferente da massagem anterior, faz uso de óleos.

Neste vídeo, a massoterapeuta Puja Punita apresenta uma sequência básica da prática, ótima para melhorar dores musculares, inchaço e circulação. Puja ainda utiliza óleo vegetal e pó vekandi, que pode ser substituído por babaçu.

Aprenda a fazer a massagem aqui.

Automassagem para aliviar dores

Também do método Kusum Modak, essa técnica é ótima para aqueles dias mais estressantes. A massagem deve durar entre 10 e 30 minutos e você só precisa de um mat de yoga, meia e quatro bolinhas de tênis. Os movimentos realizados aliviam dores de cabeça, musculares e melhoram o sono.

Aprenda a fazer a massagem aqui.

Curtiu aprender o passo a passo dessas três massagens? Que tal começar a praticar yoga para melhorar ainda mais o bem-estar? Na plataforma Namu Cursos, você encontra uma infinidade de aulas online de yoga, feitas por excelentes profissionais e ótimas para quem deseja ter mais qualidade de vida. Confira os cursos online de yoga aqui.