Namu é

Conheça mais sobre o NAMU

Saiba mais sobre

Três receitas da culinária mediterrânea para arrasar no almoço

Além de saudável, a gastronomia dos países mediterrâneos é simplesmente deliciosa

greekfood-tamystika / Pixabay / CC0 Creative Commons

Local calmo, som ambiente, luz média. Na mesa, pão de entrada e um bom vinho. No menu, pratos com berinjela, peixe assado ou grelhado, tomate, grãos, frutas secas, legumes e castanhas, todos regados com azeite. Essa seria uma cena clássica de um restaurante de qualquer país banhado pelo mar mediterrâneo. Com alimentos característicos, a culinária dessa região ganha fãs a cada dia. E não seria diferente, já que a gastronomia é simplesmente deliciosa e muito saudável.

A cozinha mediterrânea tem traços de três continentes: África, Europa e Ásia. Ela não tem exagero e os pratos são mais leves. Ingredientes que não podem faltar? Azeite e temperos. Tudo preparado com muito amor, carinho e, claro, dedicação. Especialistas acreditam que a culinária do mediterrâneo é uma das mais nutritivas do mundo, isso por conta de os alimentos serem frescos e as gorduras ingeridas benéficas ao organismo.

Benefícios

Consumir peixe duas vezes por semana pode ser muito bom para a saúde. Esse alimento é rico em vitaminas, minerais e boas gorduras, como o ômega- 3. A ingestão constante de peixe ajuda a prevenir doenças cardiovasculares, fortalece o sistema imunológico e ainda mantem o peso, pois tem poucas calorias.

Já leguminosas como feijão, ervilha, grão de bico, lentilha e fava devem fazer parte do seu cardápio sempre. Fonte de ferro e proteínas, esses alimentos são boas opções para quem tem anemia ou simplesmente não come ingredientes de origem animal. As frutas e oleaginosas também têm seus benefícios e podem contribuir para a manutenção do organismo. Temperos? Opte sempre pelos naturais.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre a culinária mediterrânea? Então aprenda três receitas deliciosas para arrasar naquele almoço especial. Vamos lá?

Gazpacho

Gazpacho, ou gaspacho, é um prato típico espanhol, especificamente da região da Andaluzia. A receita é uma das mais pedidas no menu mediterrâneo e é servida fria, o que a torna um ótimo pedido para tomar nos dias mais quentes. Feito à base de tomate, pão e água, o gazpacho pode ser a entrada ideal. Aprenda a receita aqui.

Charuto de folha de uva

Não é fã de peixe? O charuto de folha de uva é uma boa opção para quem deseja uma receita saborosa e diferente. Trazido pelos árabes ao Brasil, o prato leva carne moída, folha de uva (que pode ser substituída pela de repolho), amêndoa e diversos temperos. A delícia é acompanhada por purê de cenoura e pode ser servida como prato principal. Aprenda a receita aqui.

Doce de figo

Quer terminar o almoço em grande estilo? Então aposte nessa sobremesa. A delícia é feita com figo turco seco (ramy) e não leva açúcar, o que a torna uma opção leve e nutritiva. Assim como qualquer outra fruta, o figo também possui inúmeros benefícios, entre eles os bons níveis de fibras e vitaminas. A receita pode ser usada em cima de iogurte, coalhada, torta, sorvete ou até mesmo com frutas frescas. Aprenda a receita aqui.


Gostou dos nossos pratos? Que tal fazer um tour pelo mundo com a gastronomia? No curso Volta ao mundo com a culinária vegetariana você aprende inúmeras receitas da culinária mediterrânea, tailandesa, norte-americana, mexicana, do Oriente Médio, italiana, indiana, brasileira e chinesa. Vai perder? Confira todas as aulas online aqui.