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Tangerina: sabor e saúde na dose certa

Rica em fibras e vitamina C, fruta é diurética e auxilia no tratamento dos efeitos da hipertensão

Neil Conway /Tangerines / CC BY 2.0

Híbrida entre a tangerina e a laranja, a variedade murcote é ideal para fazer sucos

Assim como a laranja e o limão, a tangerina (Citrus reticulata) é uma das frutas cítricas mais consumidas e apreciadas pelos brasileiros. Nativa da Ásia, a variedade do gênero Citrus chegou ao Brasil em meados de 1540 com a chegada dos portugueses. Fácil de descascar e extremamente deliciosa, seu cultivo pode ser feito em regiões quentes ou frias, o que torna fácil sua adaptação em diferentes localidades. Seu aroma inigualável e sabor levemente adocicado, a tornam uma das principais frutas quando o assunto é relação custo/benefício.

Os frutos de tangerina possuem formas achatadas, casca fina e podem variar de acordo com o tamanho (pequeno ou médio) ou cor da casca. Quando está muito frio, por exemplo, ela desenvolve uma coloração mais avermelhada interna e externamente. As variedades mais comercializadas no Brasil são: cravo, dancy, satsuma, mexerica do rio, tangor murcote, montenegrina e ponkan.

Mesmo com tantas opções, uma das espécies mais comuns em pomares, feiras e mercados é a ponkan. Entre os maiores produtores de tangerina do mundo, destacam- se a China, Espanha, Brasil, Turquia, Egito, Marrocos, Japão, Irã, Itália, Coréia, Paquistão, México e Argentina. No Brasil, as regiões que mais consomem tangerina são a Sul e a Sudeste, maior produtora da fruta.

Tangerina (Citrus reticulata)

Benefícios

A tangerina apresenta diversos benefícios à saúde e suas propriedades variam conforme a espécie. A fruta é fonte de vitaminas C, A, B, ácido fólico e cítrico, potássio, magnésio e compostos fenólicos. “Ela é conhecida pelo seu efeito diurético, digestivo e laxativo. Por ser rica em fibras insolúveis, o bagaço ajuda a melhorar o funcionamento do intestino", comenta a nutricionista Julia Florido.

“A fruta é recomendada em tratamentos para melhoria do sistema imunológico em razão da grande quantidade de vitamina C que possui. A presença de provitamina A faz com que a tangerina auxilie no tratamento de doenças de pele, além do fato de suas fibras serem essenciais para a prevenção de constipações. A presença de antioxidantes ajuda a prevenir o surgimento de doenças cardiovasculares e seus efeitos diuréticos auxiliam no tratamento contra a hipertensão", afirma a nutricionista Agnes Curto.

Não só a polpa da fruta tem utilidade. A casca pode ser empregada no preparo de um chá que tem efeito calmante e pode ajudar a diminuir o colesterol, equilibrar o nível de açúcar no sangue, auxiliar a digestão, desintoxicar o fígado, acalmar o estômago e aliviar o estresse. Em casos de gripe ou resfriado, uma dica é fazer o chá com outros ingredientes, como o gengibre, para manter a temperatura do corpo e aliviar a dor.

Consumo

Mais comumente consumida in natura, ela também serve para o preparo de tortas, bolos, gelatinas, molhos, mousses, pudins e sucos. É bom ressaltar que a ingestão do suco deve ser feita assim que ela ficar pronta para não perder a vitamina C. Uma dúvida comum na hora de comprar a fruta, é saber qual é a mais adequada para consumir. De acordo com Florido, “é melhor escolher as que não estiverem expostas ao sol por muito tempo, pois calor em excesso faz com que elas percam grande quantidade de nutrientes. Deve-se escolher tangerinas brilhantes, pesadas, uniformes e de coloração homogênea. Os frutos não devem possuir machucados ou áreas amolecidas”, completa a nutricionista.

Receita de suco de tangerina

Ingredientes
3 tangerinas
200 ml de água
Açúcar

Modo de preparo
Separe a tangerina em gomos e bata no liquidificador. Em seguida, adicione uma pequena quantidade de açúcar e mexa até dissolvê-lo. Sirva assim que ficar pronto.

Foto 1: Sora / Flickr: sorarium / CC BY-ND 2.0
Foto 2: Plant Illustrations


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