Namu é

Conheça mais sobre o NAMU

Saiba mais sobre

Se Liga na Praça revitaliza espaços públicos em São Paulo

Projeto organiza mutirão em praça da Água Branca no fim de semana dos dias 11 e 12 de abril (das 9h às 19h)

Acupuntura Urbana

Mutirão busca revitalizar o espaço e foi desenhado em conjunto com moradores e pessoas que frequentam o bairro

De quem é o dever de tornar as cidades lugares melhores para se viver? Muitos acreditam que esse é um papel exclusivamente dos governos. No entanto, é cada vez maior o número de pessoas dispostas a dividir a responsabilidade no processo de transformação dos espaços públicos. Uma dessas iniciativas é o projeto Se Liga na Praça, que vai organizar um mutirão no fim de semana dos dias 11 e 12 de abril (das 9h às 19h) para revitalizar a Praça Conde Francisco Matarazzo Jr, na Água Branca, em São Paulo.

O projeto, contemplado pelo Edital Redes e Ruas, é uma parceria do Acupuntura Urbana, Movimento Boa Praça e Atados. A atividade será realizada em duas etapas principais: transformação física e ativação do espaço. A primeira é o próprio mutirão. Em um segundo momento, a comunidade local será estimulada a formar comissões que se responsabilizem pela manutenção da praça. Eles também deverão assumir o controle de uma agenda cultural, entre outras possíveis atividades. Para 2015, além desta primeira mobilização na Água Branca, uma outra praça em Perus, na zona norte, será alvo das ações do projeto nos próximos meses.

Cartazes com sonhos da comunidade

Comunidade realizou encontros na praça antes do mutirão para programar as atividades e decidir o que fazer 

O objetivo do mutirão, desenhado em conjunto com moradores e pessoas que frequentam o bairro, é trabalhar em atividades como: pintura do piso, construção de brinquedos de bambu para crianças, arvorismo, cachorródromo, mesa de picnic, bicicletário, suporte para redes de descanso (redário), placas de sinalização, entre outros. Voluntários serão bem vindos para criar e inventar objetos que possam deixar a praça mais agradável.

“A cidade é de todo mundo. É muito fácil ficar pedindo, cobrando e não se colocar como corresponsável por algo que nós também usufruímos. São atividades muito simples, fáceis de fazer e que, além de deixarem o lugar mais bonito, resgatam a identidade da comunidade local, trazem mais segurança, opções de lazer", afirma a arquiteta Renata Minerbo, idealizadora da consultoria participativa Acupuntura Urbana e uma das organizadoras do projeto. "Parece que em São Paulo sempre temos que pagar para nos divertir, então acho que tem essa questão de resgatar os espaços públicos como possibilidades de encontro”, diz Minerbo.  

Não há qualquer pré-requisito para participar do mutirão. Segundo a organização, haverá atividades para crianças, adultos e idosos. Para se informar melhor, basta participar do grupo no Facebook. Se você estiver por lá nesse final de semana, não deixe de aparecer.

Foto 1: Acupuntura Urbana