Namu é

Conheça mais sobre o NAMU

Saiba mais sobre

Palestra "O que é o câncer?" no Einstein

Na segunda palestra da série, médicos do Centro de Oncologia apresentarão uma visão geral do câncer

Sérgio Zacchi / Cordel Imagens

Especialistas do hospital conversarão com o público leigo mensalmente sobre diferentes tipos de câncer

O Centro de Oncologia e Hematologia Einstein (Família Dayan – Daycoval) promove, no próximo dia 10 de fevereiro (terça-feira), a segunda palestra da série destinada à prevenção, ao diagnóstico e o tratamento do câncer. Dessa vez, a conferência será conduzida pelos médicos Oren Smaletz e Rafael Kaliks, que falarão sobre o tema “O que é câncer – Uma visão geral”.

O evento é gratuito e aberto ao público. A intenção dos médicos é esclarecer o que é o câncer, quais os tipos mais frequentes e como é possível fazer a prevenção e o tratamento. Eles também vão ensinar o que os pacientes devem ou não deve fazer durante o tratamento. “Será um bate papo informal e perguntas da plateia serão bem-vindas”, afirma Smaletz. Esta será uma boa oportunidade para esclarecer inúmeros mitos relacionados à doença, entre eles, a utilização de graviola para curar o câncer.  

De acordo com Kaliks, não existem medidas de prevenção gerais para todos os tipos de câncer, já que cada um deles tem suas próprias características específicas e exige cuidados específicos. O que há são orientações para se promover uma boa saúde e, com isso, diminuir as chances de desenvolver a doença. “Orienta-se parar de fumar, uma dieta rica em fibras com pouca gordura e atividade física, para evitar o sedentarismo”, afirma. 

A cada mês, um tipo de câncer será debatido por especialistas do hospital. No primeiro encontro, realizado no dia 13 de janeiro, o médico onco-hematologista Nelson Hamerschlak abordou as doenças do sangue, com destaque para as leucemias, linfomas e transplantes de medula óssea.

A palestra será realizada das 17h30 às 19h00, no Auditório Kleinberger, na unidade Morumbi do hospital.